Nacional

Pintura que causou polêmica por parecer genitália feminina é removida

A pintura feita em agosto na lateral do Palecete Scarpa, sede da Secretaria da Cultura e Turismo de Sorocaba (SP), que causou polêmica após o vereador Pastor Luis Santos (PROS) dizer que a imagem trazia a representação de uma genitália feminina, foi coberta neste domingo (11).

De acordo com o secretário da Cultura e Turismo, Werinton Kermes, a remoção foi resultado de um acordo firmado no mês de setembro com o promotor de Justiça Jorge Alberto de Oliveira Marum. Na época, ficou definido que a pintura seria coberta no início de dezembro.

Em sua página pessoal no Facebook, o secretário citou o artista inglês Antony Gormley para mostrar apoio à pintura. "A boa arte deve fazer você se sentir perturbado, até mesmo desafiado, e não se encaixar corretamente em seu cotidiano."

A obra "Femme Maison", da artista carioca Panmela Castro, traz o rosto de duas mulheres entrelaçados e fez parte da 2ª edição do Frestas – Trienal de Artes do Sesc Sorocaba, que terminou no dia 3 de dezembro.

O vereador chegou a protocolar requerimento solicitando à prefeitura a imediata remoção da pintura do prédio, tombado como patrimônio histórico em 2013. No documento, ele alega que a figura causou repúdio e vergonha à população, especialmente às mulheres.

Entretanto, ao ter conhecimento do esboço apresentado pela artista ao poder público, em abril, ele solicitou o arquivamento do pedido e pediu que ela se retratasse fazendo o desenho original no local. Para ele, o que havia sido pintado era de "extremo mau gosto".

"Lamento também que seja retirada agora, quando deveria ter sido retirada há muito tempo", disse o vereador em entrevista ao G1, nesta segunda-feira (11).

Quando a polêmica veio à tona, a Prefeitura de Sorocaba informou que as imagens – o esboço e o resultado final – têm a mesma temática e questionam o papel e o espaço da mulher na sociedade.

Em nota, a administração frisou ter recebido com "tristeza e indignação" o requerimento do vereador e finalizou informando que a "luta é para que a livre expressão artística não seja cerceada".

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus