O Pink Floyd removeu as capas originais de todos os seus álbuns em streamings de música. O motivo do mistério, apesar de não ter sido esclarecido pela banda, coincide com os 50 anos que “Wish You Were Here” completa nesta sexta-feira, 12.
O nono álbum de estúdio da banda, lançado em setembro de 1975, é uma homenagem a Syd Barrett, um dos fundadores de Pink Floyd. Além disso, as canções tratam de temas como a alienação e a realidade da indústria musical.
“Wish You Were Here” foi vendido, inicialmente, em um saco preto, de modo a esconder a capa original do disco. A ideia era fazer com que os fãs do grupo descobrissem a arte apenas ao desembrulhar o disco.
Internautas também ressaltaram que a troca das imagens nos álbuns poderia ser uma crítica ao uso de inteligência artificial (IA), já que as capas agora são apenas uma descrição das imagens originais.
A descrição se assemelha, de acordo com usuários do X, antigo Twitter, ao “prompt” utilizado para a geração de imagens em recursos de inteligência artificial.
*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais