O prefeito Emanuel Pinheiro disse ver a concessão da Ferrovia Senador Vicente Vuolo é vista como grande agente indutor do desenvolvimento econômico de Cuiabá e de Mato Grosso. Segundo ele, a capital precisa se envolver em todo este processo, fazendo parte da rota por onde o trem passará, para garantir a preparação de mercado para as atividades.
“Cuiabá tem todas as características e condições necessárias para liderar o processo de transformação e mudança no crescimento de Mato Grosso e esta concessão deverá ser um grande agente indutor do desenvolvimento econômico. Como a maior cidade do Estado, nós não podemos ficar à margem disso tudo, afinal, somado aos municípios da Baixada Cuiabana, somos responsáveis por um terço da população estadual. Aqui temos o maior centro de distribuição e reunimos as principais faculdades que vão possibilitar a formação de mão de obra qualificada”, afirmou em fórum sobre a instalação de ferrovias pelo país, na sexta-feira (24).
O evento girou em torno de debates sobre avanços da via férrea. O presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo, disse que a importância em solidificar o projeto está em desenvolver os treze municípios beneficiados econômica e socialmente. Segundo ele, além de diminuir o gargalo logístico de Mato Grosso, a ferrovia possibilitará a instalação de novas indústrias, aumentando a competitividade e gerando mais empregos.
“Conforme novas indústrias são atraídas devido à facilidade que o caminho férreo traz, consequentemente teremos reduções de custos, como a diminuição no frete de produtos. Isso fortalecerá nossa economia, permitindo que novas oportunidades e uma maior competitividade surjam na região. A implantação da Ferrovia Senador Vicente Vuolo é um antigo sonho que se tornará realidade e trará o progresso em esferas grandiosas para o Estado”, disse.
Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Jandir Milan, é fundamental investir no transporte ferroviário, um aspecto crucial para o desenvolvimento de qualquer região. De acordo com o empresário, é vergonhoso saber que a quantidade de vias férreas no Brasil reduziu, indo na contramão dos países mais desenvolvidos.
“Tempos atrás decidi fazer uma pesquisa sobre quantas vias férreas existiam em nosso país no ano em que nasci, em 1953. Ao fazer um comparativo com esta data e o ano de 2017, cheguei a conclusão que há 64 anos o Brasil tinha mais ferrovias do que hoje. É vergonhoso saber que nós regredimos na quilometragem de trechos ferroviários”.
A Ferrovia Senador Vicente Vuolo sairá do porto de Santos (SP) e chegará até Rondonópolis. A próxima etapa é estender os trilhos até a Capital, além do norte do Estado.
Apresentação da ferrovia
Também presente no Fórum Pró-Ferrovia, o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro, percorreu seis municípios da Baixada Cuiabana ao lado do presidente Francisco Vuolo, com o objetivo de mobilizar os gestores a unirem forças em prol da consolidação do transporte ferroviário. A viagem, que aconteceu no início do mês de março, teve adesão unânime e evidenciou o potencial que a via tem em se tratando de desenvolvimento.
“Fomos a Nobres, Acorizal, Diamantino, Rosário Oeste, Poconé e Santo Antônio, com o objetivo de apresentar a proposta promissora que a Ferrovia Senador Vicente Vuolo tem. Reunimo-nos com prefeitos e lideranças municipais, com a finalidade de envolvê-los neste processo, os estimulando a pensar em um Mato Grosso progressivo”.