O prefeito eleito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), adiou para quarta-feira (28) o anúncio do nome de secretário para a pasta da Saúde. Ele e sua equipe de transição fizeram reunião na tarde desta segunda-feira (26) para definir o titular. “Estamos discutindo isso agora à tarde para decidir se vamos divulgar nome hoje. Mas, ainda não vamos divulgar indicação de nome”, disse a assessoria de imprensa.
A pasta de saúde, que o maior orçamento para o próximo ano (R$ 752 milhões), é uma das últimas ainda sem titular. A área de problemas crônicos em Cuiabá, como o baixo financiamento da atenção básica, a falta de médicos e enfermeiros e a superlotação de hospitais.
São dificuldades que marcaram a gestão do atual prefeito Mauro Mendes, período em que aumentou o número de doenças consideradas com possibilidade de alta prevenção, como a Aids e a sífilis, além da mortalidade infantil.
Em seu discurso de já eleito, Pinheiro disse que o foco na área em seus primeiros meses de mandato será a combate das doenças tropicais (dengue, febre chikungunya e zika vírus).