Após investigações sobre o acidente de avião em Taiwan que deixou 43 mortos em fevereiro, ficou claro que o piloto da TransAsia Airlines que comandava o voo GE235 teria desligado um dos motores que ainda funcionava antes do avião cair em um rio.
Segundo colegas, Liao Chien-tsung teria ficado nervoso depois de perceber o erro que cometeu. Nesta quinta-feira (2), o Conselho de Segurança da Aviação de Taiwan informou que o piloto já havia falhado em um teste de simulador de vôo em maio 2014.
"Ops, desliguei o acelerador do lado errado", teria dito Liao Chien-tsung em chinês oito segundos antes do acidente.
Segundo relatório do Conselho, um sistema automático que controla a decolagem não tinha sido ligado enquanto o avião estava no chão. O piloto sabia sobre essa falha, mas mesmo assim teve autorização para decolar. Ainda não se sabe se esse dano teve ligação com o motor que parou.
O avião modelo ATR-72 havia acabado de decolar do aeroporto Taipei Songshan e estava indo para as ilhas de Kinmen, na costa sudeste da China. Imagens feitas de dentro um carro mostraram a aeronave atingindo um táxi, "esbarrando" em uma ponte e caindo no rio Keelung.
O vôo estava transportando 53 passageiros, três membros da tripulação e dois assistentes de vôo. Equipes de resgate resgataram 15 sobreviventes.
Fonte: iG