Plantão Policial

Piloto boliviano que transportou 400 kg de droga para MT se cala na PF

 
Natural de Santa Cruz de la Sierra,o rapaz foi preso na manhã desta sexta-feira nas proximidades da pista de pouso utilizada pela quadrilha para descarregar a droga na última quarta-feira, dentro da área de uma pousada no município de Poconé, a 104 km de Cuiabá.
 
No momento do descarregamento da aeronave portando entorpecentes, e pilotada por Cruz, nesse local se desenrolou a ação entre agentes da PF e os traficantes, dos quais dois acabaram morrendo.
 
Um terceiro, funcionário da pousada onde se localiza a pista, foi preso. Cruz era o último dos envolvidos no episódio a ser procurado pela polícia.
 
De acordo com o advogado que se apresentou na sede da Superintendência da PF para prestar a defesa do piloto, Neyman Monteiro, o boliviano se mostrou apreensivo perante os policiais durante o interrogatório, temendo pela própria vida – após o depoimento, a PF o destinou à Penitenciária Central do Estado (antigo presídio do Pascoal Ramos, em Cuiabá).
 
Com marcas de arranhões decorrentes da fuga pela mata próxima à pista de pouso, ele preferiu se manter calado diante das perguntas da PF, mas acabou afirmando que o episódio de quarta-feira foi a primeira vez em que pilotou uma aeronave carregada com droga – no caso, cocaína e pasta-base. À PF, Cruz também não apresentou brevê ou qualquer documento que comprove estar apto a pilotar aeronaves.
 
Monteiro explicou que as características do crime cometido e as circunstâncias da prisão por enquanto não possibilitam qualquer tipo de medida em favor do boliviano.
 
Ainda de acordo com o advogado, órgãos do serviço exterior da Bolívia no Brasil e o próprio Itamaraty já estão informados a respeito da prisão do boliviano. A comunicação é necessária neste tipo de situação visto que, caso condenado por tráfico internacional de drogas e associação ao tráfico (embora o indiciamento por associação não seja ainda uma certeza), Cruz deverá cumprir parte da pena no Brasil (dois quintos) e depois ser levado a seu país de origem.
 
Fonte: G1MT
 
Foto: Reprodução

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em