Circuito Gastronomia

Picolés do México conquistam e viram “febre” na capital

“Dos deuses!”, essa pode ser a expressão mais próxima da realidade para a tentativa de se explicar a explosão de sabores causada pela novidade mais saborosa e vantajosa da capital cuiabana: as paletas mexicanas.

Com sabores incomuns para os acostumados com o tradicional picolé, a paleta chegou a Cuiabá em meados do mês de agosto e de lá para cá se tornou a “febre” dos cuiabanos, tanto os mais preocupados com a saúde quanto aqueles nem tão ligados a uma dieta.

De fabricação caseira e com ingredientes naturais, as paletas são picolés mexicanos com cerca de 120 gramas, produzidos de forma artesanal com ingredientes selecionados. Com os mais variados sabores, desde as frutas puras até os cremosos e os recheados, eles já estão disponíveis em várias regiões da capital, como nos bairros e, principalmente, nos shoppings da cidade. Já são quase dez marcas diferentes do produto na capital.

O Helado Monterrey é um desses empreendimentos completos de muito sabor instalados no coração da América do Sul. A franquia do estado da Bahia foi trazida pelo empresário Nilo Araújo Arruda, que aproveitou o calor climático e humano da cidade para oferecer o produto cada vez mais popular.

“Acredito que as paleterias não são uma ‘onda’ passageira, pois este empreendimento tem tudo a ver com o calor típico de Cuiabá e da população. Com o tempo vamos conseguir fidelizar nossos clientes, já que os produtos são de extrema qualidade e produzidos de forma artesanal”, explica o empresário que já está com sua franquia nos três shoppings da capital, além de um quiosque no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.

No Brasil a novidade chegou há um ano, quando o setor procurava novidades para os consumidores. A receita artesanal vem juntando o melhor da fruta brasileira com o jeito colorido do México.

Assim como saborosa, as paletas mexicanas são envolvidas em uma história lendária do país norte-americano. Acredita-se que as paletas começaram a se popularizar após a independência do México da Espanha, em meados de 1810. 

Os imperadores astecas tinham servos que traziam gelo do vulcão Popocatépetl e esse gelo era consumido com frutas. Durante a conquista espanhola, a Coroa regulou e monopolizou o mercado de gelo e as pessoas pagavam altas taxas por ele. Hoje em dia, as principais “heladerias” tomam conta do país com as famosas paletas.

Leia mais no caderno de Panorama do Jornal Circuito Mato Grosso!

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Circuito Gastronomia

Feira gastronômica no Fórum Mundial

A economia solidária é uma nova alternativa de geração de trabalho e renda que promove a inclusão social. Abrange diversas
Circuito Gastronomia

Prepare um assado de vitela com batatinhas coradas e tomilho

 ASSADO DE VITELA COM BATATINHAS CORADAS E TOMILHO INGREDIENTES Para a vitela – 1 peça de vitela já amarrada e