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Picapes médias são a nova aposta das marcas chinesas no Brasil

O Brasil é o segundo maior comprador de picapes do mundo. Isso tem a ver, entre outros fatores, com as dimensões continentais do País. Como elas têm amplo espaço para pessoas e bagagens e grande autonomia, uma vez que a maioria traz motores a diesel, fazem sucesso em mercados como Estados Unidos, o maior do mundo, e a Austrália, por exemplo.

Assim, é natural que as marcas chinesas comecem a apostar fortemente no segmento. A Poer P30, por exemplo, que acaba de ganhar produção nacional na fábrica da GWM em Iracemápolis (SP), faz parte dessa investida.
Listamos as principais picapes médias de marcas chinesas que já estão no Brasil. Bem como os modelos que logo desembarcarão aqui.

FOTON TUNLAND. A picape leve da Foton chega ao País em duas versões: V7, por R$ 289.900, e V9, por R$ 309.900. A diferença está no acabamento e ajustes da suspensão. Com 5,62 m de comprimento, elas têm motor 2.0 turbodiesel de 175 cv, tração 4×4, câmbio automático de oito marchas e sistema híbrido leve.

BYD SHARK. Um pouco maior que as rivais, com 5,46 m, é também a única média híbrida plug-in do Brasil. Seu motor 1.5 turbo a gasolina gera 183 cv e, em conjunto com os dois elétricos, a potência total é de 437 cv e o torque, de 65 mkgf. A marca informa até 840 km de autonomia. A tabela é de R$ 379.800.

JAC HUNTER. Com capacidade de carga de até 1,4 tonelada, segundo o representante da marca, supera todas as picapes médias vendidas no País. Tabelada a R$ 249.900, vem com motor 2.0 turbodiesel de 191 cv, câmbio automático de oito marchas e tração 4×4. A versão híbrida deve chegar ao Brasil até 2026.

NOVA VOLKSWAGEN AMAROK. Confirmada para 2027 no Brasil, a nova Amarok será híbrida. A picape continuará sendo fabricada na Argentina, mas, nesta segunda geração usará a base multienergia da SAIC, chinesa com a qual a alemã tem parceria. Ou seja, a plataforma será a mesma da Maxus Terron.

RIDDARA RD6. Importada pelo Grupo Timber, do Paraná, a chinesa Riddara RD6 tem motor elétrico no eixo traseiro que gera potência equivalente a 272 cv. Segundo o importador, há duas versões: Strandard e Luxuy. A autonomia é de até 500 km, a capacidade de carga é de 755 kg e a da caçamba, de 1.200 litros.

CHERY HIMLA. Com produção confirmada no Brasil pela Caoa, a Chery Himla acaba de ser lançada no Uruguai. No país vizinho a picape média tem motor 2.3 turbodiesel de 161 cv e 42,8 mkgf. O modelo chinês tem 5,33 m de comprimento, 1,92 m de largura 3,23 m de entre-eixos. Não há informações sobre preços.

Estadão Conteudo

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