Plantão Policial

PF pede abertura de investigação contra deputada federal por suposto envolvimento em ataques em Brasília

 A Polícia Federal (PF) pediu que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorize a abertura de investigação contra a deputada federal, Coronel Fernanda (PL), pela suspeita de organizar uma caravana que saiu de Mato Grosso para participar da tentativa de golpe do dia 8 de janeiro, em Brasília.

A informação consta na reportagem do portal UOL desta quarta-feira (22). O pedido de abertura do inquérito policial foi baseado no depoimento da aposentada, Gizela Cristina Bohrer, 60.

Além da parlamentar mato-grossense, também são citados dois candidatos a deputado estadual no ano passado: Analady Carneiro da Silva e Rafael Yonekubo, ambos do PTB.

"Os três coordenam grupos de WhatsApp e organizam caravanas para Brasília já há dois anos; que tais caravanas tinham por objetivo o apoio ao então Presidente Bolsonaro, tais como fizeram por ocasião dos desfiles de 7 de setembro e 15 de novembro de 2021 e 2022", diz trecho do depoimento publicado na reportagem.

Caso a investigação seja autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, a deputada Coronel Fernanda seria a quarta parlamentar alvo de apurações decorrentes aos ataques à Praça Três Poderes.

Ataques
Os radicais invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto. Os participantes de atos antidemocráticos estavam com pedaços de pau e pedras. Tudo foi destruído. Policiais militares tentaram conter os bolsonaristas com uso de spray de pimenta, no entanto, eles invadiram a área de contenção que cercava os espaços, que foram totalmente depredados.

 

Outro lado

A deputada federal Coronel Fernanda disse receber com "tranquilidade" o pedido de investigação. 

A deputada federal Coronel Fernanda reitera que não tem participação, de qualquer natureza, no ato de 8 de janeiro, em Brasília. Pelo contrário, deseja que seja instalada a CPMI para que se apurem os verdadeiros responsáveis pelos crimes cometidos contra os Três Poderes. Ela reforça ainda que tem a consciência tranquila em relação aos fatos, por este motivo, já afirmou que está à disposição da justiça para prestar os esclarecimentos quando forem solicitados.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em