Plantão Policial

PF invade garimpo ilegal em terras indígenas de MT e destrói equipamentos

Foi deflagrada nesta sexta-feira (27) a Operação Rio de Ouro, que combate o garimpo ilegal em Terras Indígenas no norte de Mato Grosso. A ação da Polícia Federal destruiu objetos usados para a extração de minérios nas áreas protegidas e busca identificar as lideranças e financiadores destes crimes.

A operação teve apoio de agentes do Ibama, da Força Nacional e do Exército Brasileiro. A Polícia Federal atuou em dois pontos de garimpos ilegais, um deles dentro da Terra Indígena Aripuanã, na aldeia "Rio Preto",  e outro no garimpo conhecido como "Garimpo Tamarino”.
 
A operação policial contou com o efetivo total de 43 servidores e foi deflagrada em área considerada de difícil acesso e complexidade da logística, que contou com uso de helicóptero (fornecido pelas Forças Armadas) e deslocamento terrestre de 150km em meio às terras indígenas.

A ação culminou na inutilização de mais de 20 motores-bombas e 3 escavadeiras hidráulicas empregadas na atividade criminosa.
 
O nome da operação policial faz alusão ao nome da aldeia e se refere ao grande lucro obtido pelos criminosos com a atividade ilícita de garimpagem em terras indígenas, bem como ao consequente impacto ambiental gerado.
 
O Exército Brasileiro atua na região no âmbito da Operação Samauma, apoiando os órgãos de fiscalização e repressão aos crimes ambientais em terras indígenas.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em