Por lucas Bellinello
A operação acontece em conjunto com outras ações da Polícia Federal em todo o páis
Nesta quinta-feira (23), a Polícia Federal está cumprindo mandados de busca e apreensão em quase todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, como parte da Operação Harpia. O objetivo é combater crimes cibernéticos relacionados ao abuso sexual infantil e prender pedófilos.
A ação abrange 24 estados, dos 26 do país, sendo Mato Grosso um deles, com um alvo em Cuiabá. Além dos mandados, a operação resultou em prisões, cujos detalhes serão divulgados pela Polícia Federal ao término das diligências.
A Operação Harpia, iniciada pela Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal, visa prender ofensores sexuais de crianças e resgatar vítimas, buscando criar um impacto social e chamar a atenção para a gravidade desse tipo de delito.
A investigação teve início com a análise de notícias de crimes relacionados ao abuso sexual infantojuvenil online. Relatórios de análise foram produzidos para que as unidades regionais da PF pudessem dar continuidade às investigações, culminando no cumprimento das medidas cautelares.
Os investigados podem responder pelos crimes de armazenamento, compartilhamento e produção de material de abuso sexual infantil, bem como estupro de vulnerável. A escolha do nome “Harpia” para a operação faz alusão à ave de rapina, conhecida por seus olhos atentos e habilidade como caçadora, relacionando-se com o propósito da ação policial.