Política

PF faz devassa na Assembleia Legislativa; sete deputados são alvos

Sete deputados estaduais e um federal tiveram a casa ou o gabinete vistoriados pela Polícia Federal na Operação Malebolge nesta quinta-feira (14). A polícia recolheu documentos e equipamentos eletrônicos no cumprimento de mandado de busca e apreensão em 11 municípios de Mato Grosso, em São e em Brasília.

Na lista inicial da PF aparecem Romoaldo Junior (PMDB), Silvano Amaral (PMDB), Wagner Ramos (PSD), Gilmar Fabris (PSD), Oscar Bezerra (PSB), José Domingos Fraga (PSD), Baiano Filho (PSDB), e o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP).

Mais cedo, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (PSB), disse que os gabinetes dos deputados gravados em vídeo na delação premiada de Silval Barbosa estavam com gabinetes isolados, e a PF vistoria nos gabinetes de Silvano Amaral, Wagner Ramos e Gilmar Fabris. Os outros, tiveram a casa vistoriadas pela Polícia Federal.

Também foram alvo de mandados os ex-deputados estaduais Emanuel Pinheiro (PMDB), de onde foram levados duas CPUs, Luciene Bezerra (PSB, prefeita de Juara), Alexandre César (PT, procurador do Estado), Luiz Marinho (PTB, irmão do presidente da Assembleia), e Ricardo Souza Paula.

O senador Cidinho Campo (PP), suplente do senador licenciado Blairo Maggi, no cargo de ministro da Agricultura, teve a casa, em Cuiabá, vistoriada pela Polícia Federal.

A operação

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal desencadearam nesta quinta-feira, 14, a Operação Malebolge (12ª fase da Ararath) para cumprir mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 64 endereços.

Participam da ação 270 pessoas dentre policiais federais e membros do MPF nos seguintes municípios: Cuiabá/MT, Rondonópolis/MT, Primavera do Leste/MT, Araputanga/MT, Pontes e Lacerda/MT, Tangará da Serra/MT, Juara/MT, Sorriso/MT, Sinop/MT, Brasília/DF e São Paulo/SP.

As primeiras buscas ocorreram no prédio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e também na casa do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, do mesmo partido.

Em Brasília, apartamento do ministro Blairo Maggi foi vasculhado pelos agentes.

{relacionadas}

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões