Nesta sexta-feira (24) a Polícia Federal deflagrou a ‘Operação Caronte’ que investiga fraudes em licitações do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) nos municípios de Cuiabá e Sapezal (a 478 km da capital). O esquema pode ter desviado quase R$7 milhões dos cofres públicos, por meio de contratos fraudulentos. A ação está sendo realizada a Controladoria-Geral da União (CGU) ter identificado suspeitas de irregularidades em contratos.
A investigação teve início em 2015 a partir de nota técnica apresentada pela CGU, que identificou possíveis irregularidades em empresa que figurou como única concorrente em licitações dos referidos municípios.
A PF irá cumprir ainda hoje três mandados de prisão temporária e seis mandados condução coercitiva (quando o suspeito é levado a delegacia para depor sobre o assunto, mas não é um preso) e oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela da 7ª Vara Federal de Mato Grosso, contando com parecer favorável do Ministério Público Federal.
O valor total das licitações é de R$ 6.805.257,84, sendo que até o presente momento nenhum pagamento foi feito, tendo os órgãos de investigação e controle atuado preventivamente, antes que os recursos públicos fossem mal utilizados ou mesmo desviados.
O nome da operação faz referência à mitologia grega, em que Caronte é o barqueiro que conduz as almas entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos. (com assessoria)