Cidades

PF confirma desintrusão de garimpo em Pontes e Lacerda

Foto: SESP MT

O garimpo ilegal em Pontes e Lacerda (483 quilômetros de Cuiabá) já está totalmente desocupado. A informação foi confirmada pela Polícia Federal nesta terça-feira (10). A desintrusão faz parte da Operação “Terra do Nunca”. Pelo menos sete mil pessoas estariam na “Nova Serra Pelada”, como o local ficou conhecido. O próximo passo segundo a PF é a realização de perícias e implosão dos buracos e galerias existentes para evitar desmoronamentos e acidentes no local.

De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, mais de 160 policiais militares e civis, com apoio do helicóptero do Ciopaer, foram empregados no trabalho de desocupação do garimpo. A desocupação segue ordem judicial expedida pela Justiça Federal. A decisão pelo fechamento do garimpo deu-se devido a ausência de autorização  por parte do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para exploração.

Segundo o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Joelson Sampaio, após a retirada das pessoas, a segurança fará, por um determinado período, a manutenção da situação no local. “Vamos garantir que ninguém mais acessará o local por um certo período. A partir daí, caberá aos donos das terras fazer o seu controle, impedindo que as pessoas acessem o morro”, completou o secretário adjunto. 

A corrida do ouro em Pontes e Lacerda tornou-se maior devido a disseminação de fotos e vídeos nas redes sociais. O caso ganhou destaque nacional e pessoas de outros Estados vieram para a cidade. Depois da medida judicial para desocupação foi deflagrada a Operação Terra do Nunca que remete à ilha de Peter Pan, um personagem de Walt Disney, dando a entender que busca pela terra do ouro não passa de um sonho impossível.

(Com Assessoria)

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.