A apreensão foi efetuada por policiais federais que receberam uma denúncia de que havia uma carreta quebrada no pátio do Posto Ursão, as margens da BR-163, sentido Campo Grande-MS, portando uma carga ilícita oriunda do Paraguai.
A equipe de policiais se deslocou para o local, onde avistaram o veículo suspeito. O condutor de 64 anos, que não teve a identidade revelada, afirmou que estava transportando cerca de 300 caixas de cigarro contrabandeados do Paraguai e que entregaria 30 caixas para uma mulher em Rondonópolis. Ainda segundo ele, o restante da carga tinha como destino à capital mato-grossense.
Os agentes esperaram a chegada da mulher, que apareceu em uma Kombi, veículo onde estava o restante dos produtos contrabandeados. Ambos foram levados para a delegacia da PF, juntamente com a carreta e o veículo Kombi, que também foram apreendidos.
Todo o material contrabandeado foi apreendido pela Polícia Federal de Rondonópolis. Os presos foram indiciados pelo crime do artigo 334 do Código Penal Brasileiro, contrabando. A mulher, no entanto, pagou fiança e foi solta, já ele, foi encaminhado para o presídio de Mata Grande, em Rondonópolis.