Nacional

Petrobras paralisa plataforma por problemas de segurança

A Petrobras paralisou as operações da P-58, importante plataforma produtora de petróleo da estatal, localizada na Bacia de Campos, após a Agência Nacional de Petróleo (ANP) encontrar problemas de segurança a bordo.

Segundo o órgão regulador, a P-58 está paralisada por iniciativa da Petrobras. Em ação de fiscalização, a ANP diz ter detectado não-conformidades na plataforma.

"A plataforma só poderá voltar a operar depois de sanadas as não-conformidades e mediante autorização da ANP, que fará nova inspeção na unidade", disse o órgão.

A plataforma estava produzindo 106 mil barris de petróleo e gás natural equivalente por dia em janeiro, por meio de sete poços, no último mês em que a ANP divulgou estatísticas, o que faz da P-58 a quinta maior produtora da empresa.

As operações foram interrompidas na quarta-feira (18), segundo a agência, depois que reclamações de trabalhadores levaram a uma inspeção pela ANP, disse o representante da categoria dos petroleiros Davison Lomba à Reuters.

Em nota, a Petrobras afirmou que a plataforma P-58 está em fase final de comissionamento, processo de ajuste para atender a exigências operacionais. Por esse motivo, diz a estatal, precisou de uma parada temporária da produção, "objetivando realizar manutenção preventiva e melhorar a eficiência operacional de alguns sistemas, de acordo com as normas e orientações de segurança vigentes".

A estatal também ressaltou que, desde que a P-58 entrou em operação em 17 de março de 2014, "não foram registrados acidentes de processo que levassem à interrupção das operações e não houve nenhuma ocorrência com impacto ambiental".

Produção em queda
Em fevereiro, a produção da Petrobras recuou 2,1% ante o volume de janeiro, principalmente devido às paradas programadas para manutenção das plataformas P-19, no campo de Marlim, e P-58, no Parque das Baleias, ambas na Bacia de Campos, e do FPSO Cidade de Angra dos Reis, no campo de Lula, na Bacia de Santos.
"A queda de produção, associada a estas paradas, foi parcialmente compensada pelo início de operação de sete novos poços marítimos no mês de fevereiro, nas bacias de Campos e Santos", disse a companhia, em comunicado na quinta-feira (19).

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus