Cidades

Pessoas que não têm intolerância não devem eliminar glúten da dieta

 
As únicas pessoas que precisam cortá-lo – por recomendação médica – são as que têm dermatite herpetiforme, doença autoimune causada pela intolerância ao glúten, que pode dar sintomas na pele; as que têm alergia ao trigo e também as que têm doença celíaca.
 
Como explicou o cirurgião Fábio Atui, os celíacos têm intolerância permanente ao glúten e o único tratamento é a dieta isenta da substância por toda vida. Caso o paciente consuma algo com glúten, ele pode ter uma reação imunológica no intestino delgado, que impede a absorção dos nutrientes. A doença pode ou não dar sintomas, mas o ideal é só mudar a alimentação depois de ter um diagnóstico definitivo, feito através de exames de sangue específicos e endoscopia com biópsia.
 
Um dos problemas é que muita gente para de comer alimentos com glúten porque acha que vai ajudar a perder peso – isso significa cortar pães, bolos e bolachas, por exemplo. Ao retirar esses alimentos, a pessoa pode até emagrecer, mas isso não significa que o glúten é o responsável – o que acontece é que ela começa a fazer escolhas mais saudáveis de maneira geral, mas não porque parou de comer glúten. O ideal, portanto, é mantê-lo dentro de uma dieta equilibrada, como alertaram os especialistas.
 
G1/BEM ESTAR

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.