Pessoas que foram vacinadas com a primeira dose da vacina contra a covid-19 e estão com a segunda dose aprazada para o próximo domingo (14) ou segunda-feira (15), receberão a segunda aplicação na segunda-feira (15) e terão que entrar no site da campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar” no sábado (13), às 13h, para fazer o agendamento, necessário para organizar o fluxo de funcionamento do polo de vacinação, que funciona no Centro de Eventos do Pantanal, de segunda a sábado, das 8h às 18 horas.
No primeiro mês da campanha, o funcionamento do polo era de domingo a domingo, das 7h às 22 horas. Com a mudança do expediente, todas as pessoas cujo aprazamento da segunda dose cair em um domingo, deverão se agendar no sábado, através do site www.vacina.cuiaba.mt.gov.br, para receber a vacina na segunda-feira subsequente.
O intervalo entre a primeira e segunda dose da Coronavac é de 14 a 28 dias e da Astrazeneca é de 4 até 12 semanas. No entanto, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica e da campanha de vacinação, Valéria de Oliveira, explica que um dia de diferença não prejudica imunização contra a covid-19, o que não é uma regra apenas deste tipo de vacina.
“Não tem problema passar um dia do prazo da segunda dose, o que não pode é atrasar semanas. Quem toma a primeira dose da vacina está sendo aprazado com o prazo máximo da aplicação da segunda dose, que é anotado na carteira de vacinação, conforme cada tipo de imunizante, porque é o melhor intervalo para a produção de anticorpos”, explica Valéria.