O esperado nome de um candidato definido pelo Democratas (DEM) à corrida pelo governo do Estado deve sair em breve. Isso porque a pesquisa que avalia a opinião da população, contratada pelo partido, deverá correr as ruas nesta semana. A informação é do deputado federal Fábio Garcia.
De acordo com Garcia, a empresa responsável pela pesquisa quali-quantitativa já foi contratada, após aval da executiva nacional, e tem o prazo de uma semana para começar a rodá-la pelas ruas. O resultado será considerado pelo partido para definir os candidatos ao governo e senado pelo DEM.
“Ela será definidora”, afirmou Garcia em entrevista à Rádio Capital FM, nesta segunda-feira (21). “Sentaremos depois dessa pesquisa. Temos que tomar uma decisão do posicionamento dos Democratas. Temos candidato? Quem é o candidato dos Democratas ao governo do Estado de Mato Grosso, candidato a senador da república, se tiver. Então a pesquisa será um instrumento importante para que o Democratas tome uma decisão a respeito das eleições de 2018”.
Anteriormente, o partido havia dado prazo deste domingo (20) para que Mauro Mendes, nome de muitas especulações, definisse sua candidatura. Apesar de não tê-la assumido, em evento com o DEM em Cáceres, na última sexta-feira (18), o ex-prefeito de Cuiabá tornou a criticar o governo Pedro Taques (PSDB) e, em uma analogia à seleção brasileira, ponderou que Taques precisa ser substituído.
Na ocasião, Mendes destacou a substituição de Dunga por Tite no comando da seleção brasileira e afirmou que foi a troca de gestor que fez com que o Brasil garantisse classificação para a Copa da Rússia. Assim, da mesma forma, “está na hora do governador Pedro Taques ser substituído por um novo técnico”, afirmou o democrata.
Sobre a falta de posicionamento de Mendes, Garcia destacou que ainda há tempo, já que todos os políticos do partido “decidirão na mesma data”. Além disso, lembrou ele, “o Democratas vai decidir depois dessa pesquisa”.
Instituto Voice
No final de semana, o instituto Voice liberou o resultado da pesquisa na qual apontam nomes para a disputa ao senado e o governo do estado. Segundo o resultado, divulgado pelo MidiaNews, Mendes seria o mais cotado para uma vaga no Congresso Nacional e igualmente forte para o Executivo estadual.
De acordo com a pesquisa, na corrida pelo governo do Estado aparece Mendes em primeiro lugar, tendo 19,5% das intenções de votos, enquanto Pedro Taques aparece logo atrás, com 16,1%. Em terceiro lugar estaria o senador Wellington Fagundes (PR). Os votos brancos e nulos somaram 18,4%; os indecisos, 24,2%.
Da mesma forma, caso tenha o nome apontado para o Senado, Mendes também apresenta vantagem frente aos pré-candidatos já conhecidos. Para o Congresso, Mauro Mendes aparece com 17,7% das intenções de voto, seguido pelo ex-governador Jayme Campos, também do Democratas, com 13,9%, e em terceiro lugar a ex-juíza Selma Arruda (PSL), com 6,2%.
Partido de grandes nomes
Apesar da pesquisa, Fábio Garcia destacou que o Democratas possui ainda uma lista vasta com nomes de possíveis candidatos, e reforçou que a decisão final será tomada em conjunto.
“Eu acredito que toda pesquisa é válida e representa um sentimento que a gente também acredita, de que o Mauro Mendes é um grande nome. É o que a gente escuta na rua e no interior do Estado. Mas nós temos outros”, garantiu. Ele citou Jayme Campos e o deputado estadual Eduardo Botelho, relembrando que não há “prioridades” no partido.
Com o resultado da pesquisa, o partido deve anunciar os pré-candidatos até o dia 30 de maio, conforme haviam estipulado em reunião no início do mês.
{relacionadas}