Agronegócio Cidades DESTAQUE 1

Pesquisa mostra Mato Grosso como um dos estados com a maior violência no campo do país

Mato Grosso figura entre os estados com os índices mais alarmantes de violência no campo e contra mulheres em áreas rurais, de acordo com relatório divulgado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) nesta segunda-feira (2). Os dados abrangem conflitos de terra, disputas por água, trabalho escravo e violência direta contra pessoas, com destaque para a vulnerabilidade das mulheres no campo.

No ranking de trabalho escravo, o estado ocupa a 10ª posição nacional, com quatro pessoas resgatadas da condição de escravidão no período analisado. O Amazonas lidera com 100 resgatados, seguido por Minas Gerais e Espírito Santo, que contabilizam 77 e 71 pessoas libertadas, respectivamente. Apesar do número relativamente menor, o dado ainda reforça a persistência dessa prática em Mato Grosso.

Além disso, Mato Grosso aparece entre os três estados com maior número de casos de violência contra mulheres rurais, ao lado do Pará e Maranhão. O estudo ressalta que essas mulheres enfrentam intimidações, criminalizações e ameaças de morte, além de violências físicas e simbólicas que incluem agressões diretas ao corpo feminino, como o aborto forçado.

“A violência contra a pessoa é um reflexo das disputas de poder e recursos no campo. Nos casos das mulheres, a opressão também assume formas específicas e mais cruéis”, destaca um trecho do relatório.

O relatório da CPT reforça a necessidade de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência rural e ao fortalecimento dos direitos das mulheres, especialmente em um cenário de conflito constante por recursos naturais e territórios no Brasil.

Lucas Bellinello

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.