Seja por comodidade, confraternizar com familiares e amigos ou mesmo ter novas experiências, frequentar restaurantes é uma prática comum no cotidiano das pessoas no estado. Levantamento realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT) revela que 73% dos consumidores do estado comem fora de casa pelo menos uma vez por semana. Entre os alimentos mais consumidos fora do lar destacam-se pizzas, grelhados e massas, com crescente interesse por pratos inspirados em culinárias internacionais, preferidos por 41% dos entrevistados.
Segundo a gestora Estadual de Negócios de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT, Inajara Amorim, os empreendedores precisam estar atentos às mudanças nos hábitos dos consumidores, que podem variar ao longo da semana.
“O que a gente indica sempre para os restaurantes é olhar qual que é a estratégia e qual que é o propósito daquele restaurante ou daquele negócio. Os hábitos vão mudando e os donos dos estabelecimentos precisam estar atentos a isso, tanto que muitos preferem sair para socializar entre familiares e amigos, como mostra a pesquisa, portanto os locais precisam oferecer algo além para uma boa experiência”, alerta.
A pesquisa indica ainda que 91% dos entrevistados afirmam consumir refeições caseiras regularmente, sendo que massas e grelhados são os mais preparados na rotina, com 62% e 61% respectivamente. Sobre a preferência por comida caseira, Inajara explica que é um reflexo ainda da pandemia, quando muitas pessoas se acostumaram a preparar suas próprias refeições.
“Esse hábito persiste, o que exige atenção dos empresários às demandas e ao perfil do consumidor. É importante que o empresário esteja atento ao perfil do consumidor, à demanda de consumo, e o Sebrae/MT está sempre atendendo de forma direta os negócios do ramo de alimentação e bebidas, por meio de pesquisas, palestras, cursos e consultorias, auxiliando a enxergar esse cenário e avaliar seu modelo de negócio quando necessário”.
De acordo com a pesquisa, os clientes valorizam ambientes agradáveis, bom custo-benefício e um toque humano no atendimento, mesmo em cenários mais tecnológicos. A demanda por opções saudáveis, veganas e sustentáveis está em crescimento, indicando tendências que podem impulsionar a inovação no setor. Inajara ressalta a importância de atender a essa diversidade de públicos. “Os estabelecimentos precisam ter opções variadas, como veganas e vegetarianas, para atender todos os consumidores. O hábito de consumo muda várias vezes ao longo da semana”, destaca Inajara.
Novas estratégias
A pesquisa revelou que os hábitos, preferências e expectativas dos consumidores em relação à alimentação fora do lar incluem também o uso de serviços de delivery, ou seja, entrega do produto em casa. Os critérios mais valorizados nesse contexto são: sabor (85%), preço justo (65%), variedade e higiene (57% e 54% respectivamente). Além disso, a digitalização tem ganhado força, com 31% dos consumidores preferindo maior autonomia em processos como pedidos, retirada e pagamento.
Para o gestor estadual de varejo e mercado digital do Sebrae-MT, Leandro Gonçalves, a presença digital é essencial para empresas que atuam no setor de alimentação fora do lar porque a jornada de compra dos consumidores começa, muitas vezes online, tanto que os dados mostram que 25% dos entrevistados preferem cardápio digital.
“Plataformas como redes sociais, sites e aplicativos são os primeiros pontos de contato onde o cliente pesquisa cardápios, verifica avaliações e busca informações sobre a localização e serviços. Além disso, uma presença digital forte aumenta a visibilidade, fideliza consumidores com ações de engajamento e amplia o alcance para públicos que talvez nunca tivessem contato com o negócio de forma física”, orienta o gestor.
A pesquisa indica ainda que 25% dos consumidores optam pelo iFood e outros 22% utilizam as redes sociais da empresa, os demais clientes costumam usar o app próprio do restaurante ou telefone, com 14% e 12% respectivamente.
“Incluindo também a digitalização do atendimento, agora mais do que nunca os consumidores querem respostas mais rápidas, quase que instantâneas. A escolha de um estabelecimento ou não, pode ser decidida devido à demora do atendimento, e isso é muito importante”, explica o gestor ao reforçar a importância de introduzir novas ferramentas nos processos.