Mundo Tecnológico

Perfis falsos no Instagram; entenda o que são e para que servem na rede

 
As contas falsas normalmente seguem inúmeros usuários. Em geral, seguem outros perfis falsos e têm poucas fotos publicadas. Alguns, não tem fotos. O objetivo principal de criar perfis falsos, prática oferecida por várias páginas na web por alguns dólares, é publicar spam, de forma automática, para atrair novos seguidores para assinatura de vídeos, blogs, games e outros.
 
A fraude costuma acontecer por meio de um sistema de comentários. Os posts de perfis falsos induzem as pessoas a efetuarem um cadastro em sites de segurança duvidosa e a oferecer dados pessoais, como contas de e-mail e número de telefone. Dessa forma, os cibercriminosos passam a ter acesso a estas informações e disparam mensagens de texto para toda a rede de contatos do usuário, sem que o mesmo tenha conhecimento disso.
 
Mas, diferente de outras ameaças espalhadas pelas redes sociais, o golpe não leva ao download de aplicativos ou softwares maliciosos. Trata-se de uma tentativa de phishing, na qual, por meio de mensagens, os cibercriminosos tentam “pescar” informações dos usuários.
 
De acordo com o Sean Sullivan, conselheiro de segurança da F-Secure, é importante ficar atento aos detalhes. “Os perfis falsos são gerenciados pelo canal de spam ZeuS (também conhecido como Zbot), que é contratado por indivíduos que querem comprar uma reputação em vez de construí-la", explica. Segundo o especialista, é importante questionar se o perfil seguido parece ser "bom demais para ser verdade”.
 
E quando fala em “bom demais para ser verdade”, Sullivan aponta as características destes "usuários": em geral, eles exibem na foto do perfil uma imagem de uma mulher ou homem atraentes, muitas vezes cheias de efeitos de edição. Eles comentam nos posts de outros usuários e costumam deixar um link convidando-os para acessar o seu site, blog ou game.
 
Mas, as estratégias dos spammers não param por aí. Curtir imagens de diversos usuários e seguir outros perfis também é uma forma de chamar pessoas para as contas falsas, levando o usuário a dar o popular follow back (seguir de volta) e a clicar em links suspeitos em biografias.
 
 
Tech Tudo 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Mundo Tecnológico

Empresa de Eike vai levar a Campus Party para o Rio

"Já temos apoio das três esferas governamentais [prefeitura, governo do Estado e governo federal] e, em março, faremos a primeira
Mundo Tecnológico

Google é acusado de exibir publicidade racista

Segundo ela, ao pesquisar por nomes de origem africana, como 'Kareem' e 'Keisha', é comum começar a ver anúncios direcionados