A Brasil Foods (BRF) anuncia nesta quarta-feira (1º) que recoloca no mercado, a partir de amanhã, produtos emblemáticos da Perdigão como o presunto cozido e a linguiça defumada. Os produtos foram retirados do mercado após a fusão da Sadia e Perdigão – que resultou na BRF – como modo de equilibrar a concorrência no setor de embutidos. A determinação foi feita pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) como uma condição para aprovar a fusão.
A operação de fusão ocorreu por meio de troca de ações e foi aprovada pelo Cade em julho de 2011, com a imposição de restrições que reduziram a proporção do negócio realizado, como a retirada de produtos da marca mais popular em preço, a Perdigão.
Segundo Rafael Ivanisk, diretor nacional de vendas da BRF, hoje a BRF tem 60% do mercado de frios no Brasil. "Com esses lançamentos, voltamos a atuar em 83% do mercado. Hoje a Perdigão é a segunda empresa do mercado de embutidos e frios, com 23% de market share [percentual de mercado] do faturamento de todas as áreas de mercado. [Atrás da Sadia, também da BRF]. Os preços dos produtos Perdigão são menores que os da Sadia. Com esse relançamento, queremos tornar nossa marca mais acessível e democratizar o mercado”, informou Ivanisk.
"O setor de alimentos tem grande potencial. Em 2013 subiu de R$ 9,7 bilhões de faturamento para R$ 11,8 bilhões no ano passado. É um mercado estimulante, mas concorrido, por isso precisamos sempre de renovação", destaca Ivanisk.
Segundo Ivanisk, antes da fusão, a marca Perdigão atuava em 22 categorias. "Foram suspensas nove de 22 categorias da Perdigão. Hoje a marca BRF Foods atua em 60% do mercado. Com a volta dessas categorias, vamos ampliar a produção e avançar em market share."
O acordo com o Cade ainda proíbe a venda de produtos como o salame (que será liberado em 2016) e lasanha, peito de peru, pizza congelada, quibe e almôndega (que poderão voltar a ser vendidos em 2017).
"Para a BRF a volta da marca Perdigão para essas categorias, historicamente importantes para a empresa no País, é um momento muito importante. É uma das maiores movimentações no setor do varejo neste ano, sem dúvida", afirmou Fabio Miranda, diretor de marketing da marca Perdigão.
Garotos-propaganda
Andrea Dietrich, gerente de marketing da Perdigão, relata que as categorias que estiveram fora do portifólio e voltam ao mercado agora, linguiça e presunto, estão em segundo lugar na lembrança dos consumidores. "Volta das categorias representa mais que retomada das marcas, mas reforçadoa atributos da marca, muito ligada à família brasileira. Dentro desse contexto, escolhemos no começo do ano, para anunciar que produtos voltariam, o casal Angélica e Luciano Huck para ilustrar as peças publicitárias com a lógica 'em família tem mais sabor'", explica Andrea.
Fonte: iG