O presidente do México, Enrique Peña Nieto, afirmou nesta terça-feira (17), em que é celebrado o Dia Internacional contra a Homofobia e Transfobia, que assinou "iniciativas de reforma" para legalizar o casamento gay no país.
Atualmente o casamento gay é reconhecido na Cidade do México e em três estados (Coahuila, Nayarit e Quintana Roo), mas os 28 estados restantes mantêm o casamento como uma união entre um homem e uma mulher.
Peña Nieto publicou no Twitter que as iniciativas que assinou visam a inclusão do casamento homossexual na Constituição e no Código Civil Federal. "Estas iniciativas de reforma retomam os critérios da Suprema Corte em favor da não discriminação", acrescentou, com a hashtag #SinHomofobia (sem homofobia).
Em junho de 2015, a Suprema Corte decidiu que os juízes de todo o país estão obrigados a conceder amparo aos pedidos de homossexuais que queiram se casar. A decisão foi reconhecida como um avanço histórico.
A foto do presidente Peña Nieto foi trocada por uma com as cores do arco-íris, presentes na bandeira gay.
Em um encontro com organizações de defesa dos direitos dos homossexuais, o presidente se pronunciou a favor de que "os casamentos se realizem sem discriminação por deficiência, condição social, saúde, religião, de gênero, ou de preferências sexuais", e considerou indevido que os casais gay tenham direitos em alguns estados e, em outros, não.
Fonte; G1