Nacional

Pelo 4º dia seguido, greve paralisa metrô no Distrito Federal

O Metrô do Distrito Federal não vai funcionar nesta terça-feira (21) devido à falta de pessoal, em meio à greve de funcionários, que completa 13 dias. A empresa responsável pelo serviço informou que fez uma contagem dos trabalhadores presentes no início desta manhã e verificou que o número era insuficiente para manter os trens em circulação – o mínimo seria de 75%.

As estações estão completamente fechadas desde sábado (18) – ou seja, este é o quarto dia seguido em que o sistema não roda. Com isso, as faixas exclusivas para ônibus permanecem liberadas para circulação de carros, motos e caminhões na EPTG, na EPNB, na W3 Sul e Norte e no Setor Policial Sul.

Na Justiça
O Metrô informou nesta segunda (20) que acionou o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) na última quinta para exigir o cumprimento da decisão judicial que manda 90% da frota circular em horário de pico e 60% em horários de menos movimento. Segundo o governo, os metroviários não estão respeitando a determinação, e cabe o pagamento da multa estipulada em caso de descumprimento, de R$ 100 mil por dia.

Segundo o Metrô, até a semana passada havia um número reduzido de trens circulando, porque funcionários de áreas administrativas foram remanejados às estações para dar suporte à operação do sistema. Todo dia, cerca de 170 mil usuários utilizam o metrô na capital.

"Agora, esses empregados ficaram sobrecarregados e as áreas de que são responspáveis estão paradas, como fiscalização de contratos, manutenção, lançamento de folha de ponto, tudo isso parado".

O Sindicato dos Metroviários informou que "alguns empregados estão indo trabalhar todo dia". "A questão é que a empresa estabeleceu que, se não tiver o quantitativo desejado, não vai abrir. A gente entende que a greve é um transtorno pra população, pede desculpa, mas infelizmente é uma situação que está se arrastando há três anos."

 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus