Cidades DESTAQUE 4

Pela primeira vez na história, bairro José Carlos Guimarães recebe manutenção de bocas de lobo

Durante as vistorias técnicas realizadas pelas equipes, foi identificado que cerca de 33% das bocas de lobo apresentavam algum nível de obstrução, muitas delas totalmente entupidas, resultado do acúmulo de resíduos ao longo de anos

A Secretaria Municipal de Viação e Obras de Várzea Grande iniciou um trabalho intensificado de limpeza e desobstrução de bocas de lobo em diferentes regiões do município, ação que ocorre pela primeira vez no bairro José Carlos Guimarães, após um longo período sem manutenção do sistema de drenagem urbana.

Durante as vistorias técnicas realizadas pelas equipes, foi identificado que cerca de 33% das bocas de lobo apresentavam algum nível de obstrução, muitas delas totalmente entupidas, resultado do acúmulo de resíduos ao longo de anos. No bairro José Carlos Guimarães, foram encontradas caixas de drenagem de grande profundidade algumas com mais de um metro completamente comprometidas, inclusive na parte superior, configurando o cenário mais crítico identificado até o momento.

A ausência histórica desse serviço tem provocado acúmulo de água em períodos de chuva intensa, situação que voltou a ser registrada ontem (3), em Várzea Grande, evidenciando os efeitos diretos da falta de manutenção preventiva do sistema de drenagem.

Diante do diagnóstico, a Secretaria Municipal de Viação e Obras tem ampliado as frentes de trabalho para atender o maior número possível de pontos críticos que ainda permanecem obstruídos. A pasta reforça que, em regiões que receberam manutenção regular ao longo de 2025, especialmente aquelas com histórico recorrente de alagamentos, os resultados já são perceptíveis, com redução significativa ou ausência de novos registros, reforçando a necessidade de continuidade e intensificação das ações preventivas.

A Prefeitura de Várzea Grande informa que os serviços de manutenção e prevenção serão intensificados, com foco na preparação do Município para enfrentar eventos climáticos, como chuvas fortes, reduzindo impactos à mobilidade urbana e à segurança da população.

Fotos: Reprodução/Divulgação

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.