Foto: José Medeiros/GCOM MT
Em data comemorativa aos 150 anos de nascimento do Marechal Cândido Rondon, o governador Pedro Taques (PDT) garantiu a conclusão da obra do memorial em homenagem ao precursor dos telégrafos brasileiros, localizado no distrito de Mimoso em Santo Antônio do Leverger (35 km de Cuiabá).
Na festividade realizada na manhã desta terça-feira (05) na terra natal de Rondon, o governador ressaltou que a promessa de entrega do local turístico já foi feita por outros três gestores que o antecederam. Em discurso, ele afirmou que, além de uma promessa, ele estava dando uma garantia de que a obra será entregue no prazo de um ano, dentro do periodo de comemoração do patrono das telecomunicações do Brasil.
“Nós, há 60 dias, já começamos a trabalhar no memorial. Estamos com quase 85% pronto. Precisamos terminar esta obra, vamos fazer um convênio com o município de Santo Antônio para administrá-lo. Terminaremos essa obra neste ano, no 150º aniversário de Rondon”, afirmou Taques.
Iniciada em 2000, além dos R$ 780 mil já gastos pelo Governo do Estado na época, a obra do memorial chegou a receber um crédito no valor de R$ 3,5 milhões pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) para que fosse concluído. Taques não descartou a possibilidade de mais recursos para a conclusão da obra que resgata a memoria de um dos mais importantes cidadãos mato-grossenses.
“Já existe recursos do BNDES para isso e nós estamos cumprindo o que determina o processo licitatório passado. Agora, se for necessário dotação orçamentária, recursos extras orçamentários nós faremos. Esse é o compromisso que tenho, de terminar esta obra”, garantiu o pedetista.
Marechal Cândido Rondon
Marechal Rondon nasceu no distrito de Mimoso em 5 de maio de 1865. O Dia Nacional das Comunicações é comemorado em 5 de maio, em homenagem ao marechal, que faleceu no dia 19 de janeiro de 1958 , aos 92 anos, no Rio de Janeiro.
Ele ajudou a construir as linhas telegráficas de Mato Grosso a Goiás. Sertanista, o militar também fez parte da expedição científica Roosevelt-Rondon. A caravana atendeu à solicitação do ex-presidente americano Theodore Roosevelt de pesquisar e coletar espécimes da flora e da fauna da região amazônica.
Comemorações
A festividade do 150º aniversário de Rondon contou com atrações culturais da localidade e da formatura de 200 soldados do Exército brasileiro. Além disso, o governo, em parceria com os Correios, lançou um selo personalizado com a imagem do patrono das telecomunicações do país.
O Governo do Estado ainda garantiu a construção de uma quadra poliesportiva coberta na Escola Estadual Santa Claudina.