Camila Ribeiro / Simone Gomes – Da Reportagem
Foto: Daffiny Delgado
Após conquistar 833.788 votos (57,25% dos votos válidos), Pedro Taques (PDT) foi eleito governador de Mato Grosso, neste domingo (5). O resultado confirmou o que vinha sendo divulgado pela maior parte dos institutos de pesquisa, que apontavam vitória de Taques ainda em primeiro turno.
O governador eleito chegou ao Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, – onde acontecia a apuração dos votos – por volta de 19h30, ates mesmo de o resultado de todas as urnas ser totalizado.
“Quero agradecer ao cidadão mato-grossense neste primeiro momento. Faremos um governo de mudanças, de transformação. O cidadão não quer a mesmice. O povo quer mudança, por isso nós ganhamos estas eleições". Estas foram as primeiras palavras de Taques ao chegar ao local da apuração.
Taques chegou acompanhado de seu vice, Carlos Fávaro (PP). Também estavam com ele, a esposa, a advogada Samira Taques, a filha, os pais, entre outras lideranças da Coligação ‘Coragem e Atitude para Mudar’, como o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB) e o de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta (PDT).
"O gostinho é de quem tem as melhores propostas, o gosto da alegria, de quem faz política de forma séria. Desejamos um Estado mais justo, não deixaremos nenhum mato-grossense para trás. Passamos nossos compromissos ai eleitor e eles nos entendeu. Vamos fazer um Governo transformador”, discursos ele.
Urnas
O candidato Lúdio Cabral (PT), ficou na segunda colocação, 32,45%, o que representa 472.507 mil votos. Última a entrar na disputa, Janete Riva (PSD) obteve 9,92% dos votos válidos e figurou na terceira colocação, com 144.440 mil votos.
José Roberto (PSOL) teve apenas 0,38% dos votos, o que representa 5.570 votos. Já os votos do jornalista José Marcondes ‘Muvuca’ (PHS) não foram computados, já que ele teve o resgistro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Perfil Pedro Taques
Pedro Taques nasceu em 15 de março de 1968, em Cuiabá, Mato Grosso. Ele é filho Eda Gonçalves Taques e Alinor Teixeira Taques, que são pequeno agricultor rural e professora aposentada, respectivamente. Casado com Samira Martins, advogada trabalhista, e pai de Renata, 16 anos.
Formado em direito pela Faculdade de Taubaté (SP). Foi Procurador da República por 15 anos. Em 2010, pediu exoneração do cargo vitalício para ser candidato a senador da República. Foi eleito com 708.440 votos.
Em três anos consecutivos de mandato foi avaliado como um dos melhores senadores do Brasil, teve os projetos avaliados como 100% relevantes pelo Portal Transparência Brasil, esteve à frente de grandes debates como reforma do Código Penal e a Comissão de Segurança Pública do Senado.
Atualizada 6h34