Nacional

Pedido de perdão pode ajudar adolescente e corintianos presos

O menor de idade afirma ter disparado o sinalizador que vitimou o jovem Kevin Espada, 14 anos, em partida entre San José-BOL e Corinthians há mais de 40 dias.
 
De acordo com o deputado federal Vicente Cândido (PT-SP), foi levada à comitiva a informação de que o pedido de perdão formal tem peso jurídico significativo na justiça boliviana. O objetivo dos parlamentares brasileiros e da embaixada na Bolívia é conseguir a liberdade para os torcedores presos de forma preventiva.
 
A hipótese de liberdade condicional durante o julgamento do processo também é considerada. Neste caso, os 12 torcedores necessitariam residência permanente na Bolívia e, possivelmente, vínculo empregatício. A Gaviões da Fiel, facção organizada à qual são filiados 10 dos presos, já havia formalizado o aluguel de uma casa em Cochabamba para o grupo.
 
Na próxima segunda-feira, em Oruro, será realizada a reconstituição do crime, evento que é aguardado com bastante expectativa pelos envolvidos no caso. Cinco dos torcedores afirmam não ter ingressado no estádio do San José-BOL no dia da morte de Kevin Espada. Na reconstituição, eles devem permanecer do lado de fora novamente.
 
Já no último sábado, em função do amistoso entre a Seleção Brasileira e a Bolívia, uma entrevista coletiva rápida foi organizada para o presidente boliviano Evo Morales. Interpelado por repórteres do Brasil, ele se afirmou solidário, mas não quis se envolver no caso.
 
“Entendo a grande preocupação dos familiares, mas há poderes independentes. Isso está no Judiciário e o Executivo não tem essas atribuições”. E acrescentou: espero que a Justiça possa viabilizar o caso. Entendo a solidariedade de todos aos brasileiros, mas entendo também que esse tipo de atividade cabe ao Judiciário. Lamento muito tudo o que ocorreu em Oruro".
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus