Agronegócio DESTAQUE 4

Pecuaristas de Mato Grosso investem na redução do estresse animal para melhorar a qualidade da carne

Produtores rurais de Mato Grosso têm apostado na adoção de práticas voltadas ao bem-estar animal como estratégia para melhorar a qualidade da carne bovina. A mudança no manejo tem gerado resultados positivos tanto para os animais quanto para os trabalhadores, além de agregar valor ao produto final no mercado nacional e internacional.

O bem-estar animal, baseado em cinco pilares fundamentais — nutrição adequada, ambiente confortável, saúde monitorada, manejo humanizado e liberdade para expressar comportamentos naturais — tem se consolidado como uma tendência crescente no estado. A iniciativa é apoiada por órgãos oficiais, como o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que incentiva a adoção de boas práticas nas propriedades rurais.

Em Araguaiana, a 563 km de Cuiabá, a pecuarista Carmen Perez transformou a rotina da fazenda ao implementar o manejo racional. A decisão foi tomada após perceber os impactos negativos dos métodos tradicionais.

“Os manejos eram muito violentos, e eu não queria mais trabalhar daquela forma. Iniciamos essa mudança há 18 anos e só colhemos benefícios. Hoje, todos ganham com isso”, afirma Carmen.

Entre as mudanças aplicadas estão a eliminação de gritos e condutas agressivas no trato com os animais. Além disso, a fazenda passou a investir em nutrição balanceada, instalações adequadas e cuidados sanitários rigorosos.

Segundo Bruno de Jesus Andrade, diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), o manejo racional contribui significativamente para a eficiência da produção. “É uma ferramenta estratégica que reduz perdas, melhora a qualidade da carne e amplia as oportunidades comerciais, especialmente no mercado internacional”, destaca.

O estresse excessivo nos animais prejudica diretamente a qualidade da carne, pois leva ao consumo das reservas de energia antes do abate, comprometendo o processo de conversão do músculo em carne. Isso resulta em cortes mais duros, secos e escuros.

“O bem-estar animal valorizou muito meus animais no mercado. A carne tem qualidade superior, o que é excelente para os negócios”, complementa a produtora.

World Meat Congress
O tema do bem-estar animal será destaque no World Meat Congress (Congresso Mundial da Carne), que será realizado pela primeira vez no Brasil em outubro, em Cuiabá. O evento, promovido pelo Imac, reunirá líderes e especialistas da indústria da carne de mais de 60 países.

O Congresso abordará tendências globais, inovações tecnológicas, regulamentações e questões ambientais, com foco no fortalecimento da cadeia produtiva e na melhoria contínua da qualidade e segurança da carne.

Foto Capa: Reprodução/Divulgação

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.