Os trabalhos começaram no dia 1º de maio e seguem até o dia 31. Segundo o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), durante este período animais com até 24 meses idade deverão ser imunizados em todo o estado.
De acordo com órgão 12,5 milhões de cabeças devem receber a vacina. O número equivale a mais de 40% do rebanho estadual que chega a mais de 29 milhões de cabeças.
Após a vacinação, o pecuarista terá até o dia 10 de junho para comunicar a imunização ao Indea. Quem não realizar a vacinação dentro do tempo será multado em 2,25 UPFs, que correspondem a aproximadamente R$ 170 por animal não vacinado.
Problemas para comunicação
O pecuarista da região de Rondonópolis que deixar para fazer comunicação da vacina junto ao Indea nos últimos dias, poderá enfrentar sérios problemas para obter a certificação.
No escritório do Indea na cidade, em alguns momentos, a demora para o atendimento já passa de uma hora. O problema ocorre por que o sistema informatizado de animais (SIA), programa de computador usado para fazer a comunicação sai do ar constantemente.
Sem a comunicação o produtor não consegue retirar a guia trânsito animal (GTA). Animais só podem ser negociados e retirados do pasto mediante a apresentação deste documento.
Com isso, existe o receio de que as filas para emissão da GTA possam demorar semanas.
Fonte: Primeira Hora