Cidades

Pecuarista tem 15 dias para imunizar rebanho contra aftosa

 
Os trabalhos começaram no dia 1º de maio e seguem até o dia 31. Segundo o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), durante este período animais com até 24 meses idade deverão ser imunizados em todo o estado.
 
De acordo com órgão 12,5 milhões de cabeças devem receber a vacina. O número equivale a mais de 40% do rebanho estadual que chega a mais de 29 milhões de cabeças.
 
Após a vacinação, o pecuarista terá até o dia 10 de junho para comunicar a imunização ao Indea. Quem não realizar a vacinação dentro do tempo será multado em 2,25 UPFs, que correspondem a aproximadamente R$ 170 por animal não vacinado.
 
Problemas para comunicação
 
O pecuarista da região de Rondonópolis que deixar para fazer comunicação da vacina junto ao Indea nos últimos dias, poderá enfrentar sérios problemas para obter a certificação.
 
No escritório do Indea na cidade, em alguns momentos, a demora para o atendimento já passa de uma hora. O problema ocorre por que o sistema informatizado de animais (SIA), programa de computador usado para fazer a comunicação sai do ar constantemente.
 
Sem a comunicação o produtor não consegue retirar a guia trânsito animal (GTA). Animais só podem ser negociados e retirados do pasto mediante a apresentação deste documento.
 
Com isso, existe o receio de que as filas para emissão da GTA possam demorar semanas.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.