A vereadora Paula Calil (PL) foi eleita presidente da Câmara de Cuiabá na manhã desta quarta-feira (1º de janeiro). A cerimônia que marca o início da nova legislatura ganhou caráter ainda mais simbólico, já que – pela primeira vez na história da capital mato-grossense – a mesa diretora para o biênio 2025/2026 será, exclusivamente, formada por mulheres.
Também foram eleitas Maysa Leão (Republicanos) vice-presidente Michelly Alencar (União) segunda vice-presidente Katiuscia Manteli (PSB) primeira-secretária e Dra Mara (Podemos) segunda-secretária.
Durante seu discurso, Paula Calil expressou sua gratidão e emoção ao assumir a presidência. Enfatizou que sua gestão será participativa e que vai ouvir os 27 vereadores nas decisões colegiadas, no respeito e defesa das prerrogativas parlamentares.
“Vamos seguir rigorosamente o regimento interno e ter uma Câmara Municipal com total independência à frente ao Poder Executivo, garantindo que cada vereador possa tomar sua posição política, de ser base, independente ou oposição e ter com essa tranquilidade que todas as suas prerrogativas serão defendidas e que ele não será punido por exercer direitos assegurados em lei. A Mesa Diretora tem que estar pronta para trabalhar para todos os vereadores e vocês podem ter certeza de que faremos uma gestão de resultados que exigem compromisso, competência e transparência”, discursou Paula Calil.
A cerimônia também contou com a presença do prefeito eleito Abílio Brunini (PL) e da vice-prefeita Vânia Rosa (PL). Brunini ressaltou a importância do apoio da nova Câmara para implementar suas políticas públicas e promover melhorias na cidade. A eleição da Mesa Diretora foi precedida pela desistência do vereador Chico 2000 (PL) em concorrer à reeleição, o que abriu espaço para que as mulheres assumissem posições de liderança.