Cidades

Pastagem é destruída por infestação de formiga em Vila Rica (MT)

Uma área de 50 hectares de pastagem, na comunidade Promissão, no município de Vila Rica (1.259 km a Nordeste de Cuiabá), foi infestada por formigas quenquém ou cortadeiras. A propriedade é do produtor rural Vitório Domingos Zampieri. Técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) visitaram a área para verificar o problema e priorizar o combate mais agroecológico possível para controlar as formigas que se alimentam de capim.

Num total de 140 hectares de pastagem, Vitório possui 180 cabeças de gado de corte e tenta há mais de um ano exterminar as formigas cortadeiras. Ele conta que a infestação começou numa área de sete alqueires e foi se espalhando rapidamente. Tentou a aplicação de vários defensivos e iscas para controlar os ninhos que estavam aumentando. “Já tive tanto prejuízo tentando acabar com o problema que fui procurar a Empaer para uma solução definitiva”, enfatizou Vitório.

A engenheira florestal da Empaer Jorcelina da Conceição e o técnico agrícola Alisson Rubio visitaram essa semana, pela primeira vez, a propriedade e constataram que o produtor utilizou vários produtos específicos para combate de formigas e não conseguiu solucionar o problema. Os técnicos fizeram um registro fotográfico e um agendamento da análise do solo para realização de um diagnóstico mais preciso. Jorcelina destaca que o ataque das formigas está concentrado principalmente na área que apresenta o solo com coloração amarela.

Outra preocupação dos técnicos é que a área está próxima ao córrego que banha a propriedade. Conforme Conceição, é necessário evitar produtos que possam contaminar o solo e possivelmente o curso d’água. O produtor também se preocupa com a preservação ambiental e o processo de recuperação da Área de Proteção Permanente (APP), que foi cercada para evitar degradação por meio de pisoteio do gado. Há também na propriedade plantio de espécies florestais para a recomposição florestal.

Após a visita, os técnicos iniciaram uma discussão com pesquisadores e técnicos da Empaer para controlar a infestação adequando à realidade financeira do produtor rural e à questão ambiental. O chefe do escritório da Empaer no município, Francisco Cêrras, afirma que será buscada uma alternativa para eliminar o problema e causar menos prejuízo para o produtor rural.

Nomes genéricos
O termo “quenquém” é a designação comum a diversas formigas do gênero Acromyrmex, que se assemelham às saúvas quanto aos hábitos gerais, embora façam ninhos subterrâneos, constituídos por uma única panela e com entradas caracterizadas pela presença abundante de hastes de capim. Também são conhecidas pelos nomes de carreeira, carregadeira, chanchã, formiga-caiapó, formiga-carreeira, formiga-carregadeira, formiga-cortadeira, formiga-de-monte, formiga-de-nós, formiga-mineira, formiga-quenquém e quenquém-de-monte.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.