Política

Partidos de centro-esquerda tentam construir projeto alternativo a Pinheiro e DEM

Quatro partidos de centro-esquerda vão se juntar para montar uma proposta de terceira via para a Prefeitura de Cuiabá em 2020. PT, PROS, PCdoB e PSB iniciam hoje (28) reuniões para alinhar as ideias num plano de gestão que fica entre Emanuel Pinheiro (MDB) e um indicado do governador Mauro Mendes (DEM).

“A gente imagina que o governo vai apresentar um nome, o prefeito vai concorrer à reeleição e nós queremos apresentar um nome alternativo, um terceiro nome. Esses partidos têm uma linha de pensamento ideológico em comum de centro-esquerda, então, vamos usar isso para definir um nome e apresenta-lo à sociedade”, diz o presidente eleito do PT na capital, Bob Almeida.

O grupo tentará convergir para um nome que represente a proposta dos quatro partidos, três deles já com pré-candidatos escolhidos. Se considerado o resultado das últimas eleições, Gisela Simona (PROS) é o nome com mais cacife para puxar o comando de uma candidatura.

Ela recebeu mais de 50 mil votos na concorrência à Câmara Federal, em 2018, e ficou de fora por causa das regras proporcionais aos cargos legislativos. A projeção de uma candidatura ao Palácio Paiaguás vem da votação expressiva.

“É essa votação expressiva que tem dado ânimo para pensar num projeto político para prefeitura, a recepção que eu tenho recebido das pessoas na rua. Dentre os candidatos à Câmara, eu recebi 12% de votos em Cuiabá, acho que isso me dá algum peso. Então, eu quero apostar nisso”, diz.

No PT, o deputado estadual Lúdio Cabral e o ex-federal Abicalil estão na lista de articulação. Bob Almeida diz que não há confirmação, mas esses petistas estão selecionados para pré-candidatos, considerando a intenção individual deles. Lúdio assumiu o cargo na Assembleia Legislativa no início deste ano. Abicalil terminou o último mandato em 2011.

No PDT, o ex-juiz Julier Sebastião foi o primeiro a se dispor a concorrer. Ele, neste caso, voltaria disputar a prefeitura, pois já foi candidato em 2012, ano em que perdeu para Mauro Mendes. O presidente municipal da sigla, maestro Fabrício Carvalho, também tem a intenção de concorrer ao cargo.

“O PSB nós ainda vamos chamar para conversar por ser um partido socialista e acreditamos que poderemos chegar a um acordo. O que nós queremos é um projeto para substituir o prefeito atual [Emanuel Pinheiro]”.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões