Em entrevista nessa segunda-feira (2) o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), comentou a postura de alguns colegas de partido afirmando que o MDB “precisa mais do prefeito Emanuel Pinheiro do que Emanuel precisa dele”. O deputado federal Juarez Alves da Costa e a deputada estadual Janaina Riva, por exemplo, já afirmaram que devem apoiar a candidatura de Eduardo Botelho (União) à Prefeitura de Cuiabá e não o candidato de Emanuel.
“É uma opinião […], a gente tem que respeitar, mas nós temos o diretório municipal, vamos discutir na época, temos o deputado federal Emanuelzinho, tem o prefeito da capital, maior liderança do partido aqui dentro. O partido hoje precisa mais do prefeito Emanuel Pinheiro do que Emanuel precisa dele, então a liderança política aqui é nossa, mas entendemos como salutar e legítimo que lideranças políticas regionais queiram participar da capital”.
Janaina, inclusive, que a imagem de Emanuel está “desgastada” e pode prejudicar o candidato que desejar disputar a Prefeitura no ano que vem. A deputada também afirmou que o partido está rachado e que sua “intenção é ganhar o diretório de Cuiabá”. Já Emanuel disse que o MDB em Cuiabá apenas cresceu com sua liderança.
“Primeiro recuperou a Prefeitura de Cuiabá, que desde Dante de Oliveira vinha de várias derrotas, segundo não tinha nenhum vereador há várias legislaturas, coloquei dois na Câmara e agora vou trazer mais vereadores para o MDB, tem vários que querem entrar, tem vereadores com mandato, […], então o partido só cresceu conosco, vai crescer muito mais ainda”.
Além disso, o prefeito destacou que o apoio do MDB será definido pela executiva nacional do partido, que é aliado do PT, que compõe federação com o PV. Em Cuiabá o PT tem dois pré-candidatos à Prefeitura, Lúdio Cabral e Rosa Neide, enquanto o vice-prefeito da capital, José Roberto Stopa (PV), também já manifestou seu desejo em concorrer ao cargo.
“Defendemos a tese de, não tendo projeto de candidatura própria, que é o projeto ideal, temos que marchar em uma discussão interna para ir com a federação, pelo alinhamento com o partido e o governo no plano federal, principalmente porque é o direcionamento da executiva nacional e é o símbolo da decisão tomada pela nossa grande líder Simone Tebet”.