Cidades

Parques são opções de lazer durante férias escolares em Cuiabá

Os parques Estaduais Mãe Bonifácia, Zé Bolo Flô e Massairo Okamuira são atrativos da capital mato-grossense durante o recesso de fim de ano e as férias escolares, entre 6h e 19h. De acordo com o coordenador de unidades de conservação da Sema, Alexandre Batistella, nesse período o número de visitantes  tende aumentar 30% em relação aos meses anteriores, em que os parques chegam a receber mais de 30 mil pessoas/mês.

Alexandre explica que nesse momento de férias as pessoas gostam de ir aos parques para praticar exercícios físicos, passear com a família, fazer piquenique e até ler livros.

Atrações

O fato de os parques estarem localizados em pontos estratégicos facilita o acesso de toda a população cuiabana. Situado na Av. Miguel Sutil, nas proximidades do Bairro Santa Helena, o Mãe Bonifácia dispõe de uma estrutura ampla, com uma área de 77 hectares. Além dos 9 km de trilha para os simpatizantes da caminhada, o local ainda oferece equipamentos multifuncionais para prática de exercícios físicas, playground infantil com área de 300 m² e adaptado a crianças com deficiência (cadeirantes), áreas para piquenique em baixo das árvores ou na Concha Acústica e um casarão com algumas salas de reuniões que pode ser usado para leitura, estudo e palestras menores.

Com 66 hectares, o Zé Bolo Flô possui 3,1 km de trilha e esta localizado na região do Coxipó. Já a unidade de conservação Massairo Okamura possui a menor área, com apenas 53 hectares e cerca de 2 km de trilha. Por estar situado na Av. do CPA, o local recebe moradores da região da grande Morada da Serra e bairros adjacentes. Dentro do parque existe um espaço com equipamentos para prática de atividades físicas. E para amenizar o calor passam no local duas nascentes do Rio Cuiabá que junto das árvores contribuem com o clima do ambiente.

Além de conferir esses atrativos, os visitantes também podem reservar um momento para descansar e contemplar os animais. Segundo Alexandre, inúmeros bichos da fauna silvestre vivem nas unidades, dentre eles: pássaros, cutias, macacos, tamanduás-mirins, quatis, iguanas, répteis e anfíbios. “O legal é que eles estão em fase de reprodução nesse período. Seria muito divertido os pais levarem as crianças para verem os animais e seus filhotes”.

Cuidados

Não existe contra indicação quando o assunto é curtir as férias, mas vale destacar alguns cuidados necessários ao passear pelos parques. O gerente do Mãe Bonifácia, o coronel da PM Celso Benedito Ferreira, pede atenção redobrada aos responsáveis pelas crianças. Por se tratarem de unidades de conservação com animais silvestres, árvores com galhos secos e pontiagudos, pedras, buracos e outras situações que podem levar a quedas e ferimentos, Celso recomenda que haja supervisão de um adulto durante toda a permanência dos filhos em qualquer um dos ambientes dos parques.

Ele pede aos responsáveis que coloquem nas crianças algum tipo de identificação. “É interessante que a criança ande com alguma fita no braço, pode até ser adesiva, informando o nome dos responsáveis e telefone. Assim facilita em qualquer eventualidade”. Outro alerta é dado pelo gerente do Zé Bolo Flô, Fernando Augusto da Silva. Ele pede que os visitantes respeitem a fauna e flora local e reforça o aviso da Portaria n° 49 da Sema, que proíbe a entrada de animais de estimação nas unidades.  “Entre as principais ameaças estão caça aos animais silvestres e a transmissão de zoonoses. Quem desrespeitar essa normativa pode receber uma multa de até R$ 10 mil”.

Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.