Cidades

Parque Tia Nair pode ser a “nova vitrine publicitária” de Cuiabá

Reinaugurado no dia 09 de dezembro de 2015, o parque “Tia Nair”, espaço público da prefeitura destinado a atividades físicas e ao lazer dos habitantes da Baixada Cuiabana, trouxe mais uma opção às famílias e cidadãos da capital. Localizado no Jardim Itália, um dos bairros mais nobres de Cuiabá, o espaço é administrado sob regime de concessão para uma das maiores agências de publicidade do Estado, que pode inclusive utilizar as áreas das quais possui direito com ações e propaganda privada.

Vencida pela ZF Comunicação LTDA, uma das maiores agências de publicidade, eventos e assessoria em comunicação de Mato Grosso, o contrato de concessão nº 781/2015, da prefeitura de Cuiabá, dá direito de exploração do espaço público por um período de vinte anos, que pode ser estendido por outros dez anos. Dessa maneira, a empresa de propaganda tem o direito de gerir a área pública por até três décadas, podendo, além de obter lucros com praças de alimentação e demais atrações, utilizar a área para propaganda.

A cláusula 7.22 do contrato, transcrita abaixo, autoriza o uso publicitário do local.

“A concessionária está autorizada a explorar comercialmente as áreas de concessão, de forma integrada às demais áreas do parque, sem prejudicar o livre acesso de qualquer pessoa, podendo ainda se utilizar dos meios de propaganda e marketing para a divulgação de seu empreendimento, bem como merchandising no espaço”. 

A cláusula 6.2 do contrato nº 781/2015 ratifica a “exploração comercial” de três áreas destinadas ao entretenimento, práticas esportivas, alimentação e outras atividades. Embora tenha vencido a concessão, a ZF Comunicação LTDA não é autorizada a fazer construções em qualquer espaço que faça parte dos limites do parque. Ao todo, três áreas, que somam 4.805,34m² do Parque Tia Nair, podem ser utilizadas pela empresa para gerar dividendos com os frequentadores do local e com a publicidade de empresas.

Entre as obrigações que ZF Comunicação deve cumprir, previstas em contrato, está a implantação de um espaço gastronômico, com no mínimo 400m², sendo os materiais de construção e de acabamento “de boa qualidade comprovada no mercado”. A concessionária, ZF, tem um ano para tirar do papel esse projeto, contados a partir da assinatura do contrato, que ocorreu no dia 18 de novembro de 2015.

O contrato exige ainda que o espaço gastronômico tenha “ar-condicionado, balcão, freezer, fogão a gás, micro-ondas, exaustor ou coifa, pia e utensílios de cozinha”.

Um item curioso que consta no acordo, expresso na cláusula 7.9 do documento, é a alimentação… De capivaras.

“A concessionária será responsável pela alimentação das capivaras que habitam o espaço”.

Diversão lucrativa, alimentação cara

Quem quer se divertir precisa pôr a mão no bolso. Mas o entretenimento disponível num espaço público deve garantir o lucro das empresas que exploram as atrações, ou as atividades precisam atender a população de Cuiabá a preços módicos, uma vez que a capital é apenas a 10ª colocada no ranking do pib per capital brasileiro, segundo o IBGE?

Uma fonte que pediu para não se identificar afirmou que, atualmente, uma das minas de ouro dentro do empreendimento são os “pedalinhos”, disponíveis na lagoa que cobre o espaço. Segundo ela, de segunda a sexta-feira, 300 passeios são contratados diariamente. No sábado e no domingo, a procura cresce, podendo chegar a 500 locações, por dia. Por R$ 25,00 você tem direito a desfrutar por 20 minutos alguns momentos românticos, ou com a família, na embarcação em forma de cisne. A demanda pela diversão ajuda a visualizar seu potencial comercial. 

A alimentação também merece destaque. E novamente é preciso ter algum desprendimento com dinheiro para saborear as comidas oferecidas no parque. Um pastel, que pode ser adquirido na praça de alimentação, custa R$ 6,00. Já o hot dog é vendido por R$ 8,00. Refrigerantes e sucos em lata custam R$ 4,00 e R$ 5,00 respectivamente.

Sem muita extravagância, uma família de 4 pessoas não consegue aproveitar adequadamente os momentos de lazer sem algum investimento no Parque Tia Nair, a despeito de ser um local público.

Empresa esteve na campanha do prefeito

A ZF Comunicação fez parte da campanha vitoriosa de Mauro Mendes (PSB) à prefeitura de Cuiabá em 2012, ao lado do publicitário Jenner Ribeiro e do cineasta e também publicitário Bruno Bini.

Ao todo, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram gastos R$ 13,4 milhões durante o processo. Chama a atenção o fato de a empresa não ter habilitação em administração de parques, já que é uma agência de publicidade e que também presta serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas, produção e promoção de eventos esportivos, treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial e atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica.

Para tal fim, a empresa que vencesse o certame, que deu direito à concessão do Parque Tia Nair, deveria ter se especializado em administração de parques, e obrigatoriamente dispor da atividade econômica n° 9103-1/00-02 – Atividades de parques públicos, nacionais, reservas ecológicas e áreas de proteção ambiental. 

Em uma reportagem anterior do Circuito Mato Grosso, o secretário de Cultura, Esportes e Turismo, Alberto Machado, afirmou que não exigiu no contrato habilitação em administração de parques para a ZF Comunicação pois seria muito difícil encontrar uma empresa interessada em todo o Brasil.     

“Já existem empresas interessadas”, diz empresário

Na sexta-feira (26 de fevereiro), o Circuito Mato Grosso visitou as instalações do Parque Tia Nair, no jardim Itália, em Cuiabá.

De fato, o espaço possui boa manutenção, conservação e sinalização das pistas de corrida e de caminhada, além de cestos de lixo suficientemente distribuídos para atender o correto descarte de inservíveis.

Entretanto, a equipe não conseguiu localizar agentes de segurança no local, exigência também prevista em contrato, que obriga a concessionária a oferecer este serviço.

Ziad Fares, o proprietário da ZF Comunicação, estava no local no momento em que a equipe do Circuito visitava o parque. Ele afirmou que administrar o empreendimento é uma tarefa relativamente simples, uma vez que suas empresas foram responsáveis pela organização de eventos da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá, e que empresas interessadas em investir em ações e publicidade já o procuraram.

“Para quem já organizou os eventos que atenderam os turistas da Copa de 2014, administrar esse parque é uma tarefa relativamente simples. Inclusive já existem empresas que estão interessadas em investir em ações aqui no parque”, disse ele.

Ziad também admitiu que pretende concatenar ações publicitárias com eventos promovidos por sua outra empresa, a ZF Experience, dizendo que o acordo celebrado entre sua organização e a prefeitura de Cuiabá, por meio do Parque Tia Nair, “unirá o útil ao agradável”.

“Com a ZF Experience, uniremos o útil ao agradável aqui no parque”.

Prefeitura emite nota justificando parceria

Diante da polêmica para a escolha de uma agência de publicidade para gerir um parque público, a prefeitura de Cuiabá afirmou que “O Parque Tia Nair é público e do povo cuiabano e não foi nem será privatizado, ao contrário do que vem sendo levianamente divulgado por setores da imprensa e em redes sociais” e que no período que antecedeu o pregão de escolha da empresa concessionária, houve quatro visitas técnicas, ao local, de empresas do ramo, mas que no dia da concorrência “apresentou-se apenas a ZF Comunicação”. 

A empresa também se manifestou, dizendo que “a ZF possui vários anos de experiência no planejamento e execução de feiras e eventos de grande porte, além do gerenciamento e administração de espaços comerciais públicos de entretenimento”.

Parque Tia Nair

Onde: Avenida Érico Prezza, Jardim Itália, Cuiabá.

Funcionamento: Todos os dias, das 05h à 00h:00

Entrada Gratuita

Diego Fredericci

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