Internacional

Parlamento francês proíbe deputados de contratar familiares de primeiro grau

O Parlamento da França proibiu hoje (3) definitivamente que os deputados contratem familiares como assistentes, uma medida que faz parte da lei de "moralização da vida pública". A medida votada na Assembleia Nacional também afeta ministros, senadores e cargos públicos locais, e impede a contratação dos familiares mais próximos (cônjuge, pais e filhos).

Apesar disso, o texto deixa aberta a possibilidade de contratar pessoas que tenham "vínculo familiar" a partir de segundo grau. O projeto de lei foi aprovado hoje com 383 votos a favor, três contra e 48 abstenções. A informação é da Agência EFE.

Esta proibição foi anunciada durante a campanha presidencial pelo atual chefe de Estado, Emmanuel Macron, depois que o ex-candidato conservador, François Fillon, foi acusado de dar emprego fictício a sua esposa durante décadas, como assistente parlamentar.

O Parlamento ainda deve votar, em 9 de agosto, o outro texto da lei "de moralização" que suprime a "reserva parlamentar", um fundo de 146 milhões de euros (R$ 538 milhões) que permite aos parlamentares financiar projetos locais, entre outras medidas.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que