Política

Parecer sobre contrato da CAB deve ser divulgado na próxima semana

A Procuradoria Geral do Município deve entregar o parecer sobre o contrato da Prefeitura da Capital com a CAB Ambiental, agência responsável pelos serviços de saneamento básica, até a próxima quinta-feira (25).

Os documentos da consultora RK Partners, que assumiu o comando do grupo composto pela CAB Ambiental e Galvão Engenharia, foram entregues nesta quarta-feira (17) ao prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB). São planos de investimento, apontando garantias financeiras e capacidade operacional do grupo em Cuiabá.

Além da Procuradoria, a Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) também recebeu cópia da documentação com prazo de cinco dias úteis para emissão de parecer.

Hoje, a administração dos serviços de saneamento em Cuiabá é feita diretamente pela CAB Cuiabá, ainda sob regime de intervenção pela prefeitura que teve início no primeiro semestre de 2016.

Em novembro do ano passado, quando encerrou o primeiro prazo de 120 dias de intervenção, o então prefeito Mauro Mendes (PSB) anunciou a prorrogação da medida e um novo acordo com a CAB Ambiental para manutenção do contrato de serviços.

O acordo passa pelo investimento de R$ 1,2 bilhão em serviços de água e esgoto num prazo de quatro anos. Como garantia, o grupo deveria apresentar um plano de ações e lastro financeiro para os investimentos. Para isso, houve mudança a distribuição de ações do grupo, passando mais de 50% dos direitos para a consultora RK Partners, e a CAB Ambiental e a Galvão Engenharia ficaram com as maiores fatias dos outros 50%, no qual também existe a participação de bancos.

O prazo para apresentação do plano de ações vence no próximo dia 30 e caso haja avaliação negativa sobre a proposta, será anunciada a caducidade em caráter imediato do contrato.

Nessa opção, a prefeitura deverá assumir os serviços ou abrir uma nova licitação de concessão de serviços.

Texto atualizado às 12h50 para acréscimo de informações

Leia mais

CAB Ambiental, o fiasco da concessão de saneamento
Prefeitura cria comissão para analisar contratos de saneamento e iluminação
Intervenção revela que CAB distribuía água com lama
Plano de saneamento defasado prejudica Cuiabá

Reinaldo Fernandes

About Author

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões