Cidades

Parceria com o Todos pela Educação busca melhorar índices educacionais de Mato Grosso

Melhorar os índices educacionais de Mato Grosso, entre eles a proficiência dos alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Esse é um dos principais objetivos de uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a organização Todos pela Educação. A primeira reunião de alinhamento foi realizada nesta quinta-feira (05.07), oportunidade em que a equipe de gestão educacional da Seduc apresentou o diagnóstico da rede estadual de educação.

Conforme destacou a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, o Todos pela Educação já vem, há alguns anos, participando das políticas públicas do país, com estudos, pesquisas, acompanhamento e monitoramento dos indicadores educacionais. E por conta dessa experiência, a Seduc procurou na organização o assessoramento para fortalecer a área pedagógica da rede estadual de ensino de Mato Grosso.

“O nosso foco é avançar na proficiência dos nossos alunos e, para tanto, precisamos buscar ações para superar a realidade vivenciada nas unidades educacionais”, disse a secretária.

O assessor da Diretoria de Estratégia Política do Todos pela Educação, Gustavo Wei, destacou que essa primeira reunião foi para conhecer os principais atores e colaboradores da Secretaria de Educação e entender como funciona e quais os principais desafios já encontrados pela equipe.

“Estamos desenhando, em conjunto, um plano estratégico de médio e longo prazo para a Educação de Mato Grosso. Nossa meta é conseguir atingir o topo dos melhores estados do Brasil no Ideb, que hoje é o principal indicador da educação. Para isso, precisamos entender melhor os problemas do estado e traçar algumas diretrizes principais para solucioná-los”.

Na avaliação do assessor, a Educação de Mato Grosso vem em uma tendência positiva, especialmente nos anos iniciais e finais do ensino fundamental. “Acho que é importante entendermos o que funciona e o que não funciona para que possamos aumentar e potencializar esses resultados”. 

Também participou da reunião o consultor do Todos pela Educação Alexandre Schneider e a secretária adjunta de Gestão Educacional, Rosa Maria Luzardo, que, juntamente com sua equipe de superintendentes e coordenadores, apresentou o diagnóstico da rede estadual de educação.

Todos Pela Educação

É uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, plural e suprapartidária. Seu foco é contribuir para a melhoria da Educação Básica no Brasil. Para tanto, além de avaliar criticamente as ações dos governos e legisladores para a área, procura promover a mobilização de atores-chave do cenário nacional pela Educação, monitorando continuamente os indicadores e as políticas educacionais e produzindo conhecimento que possa apoiar a tomada de decisão das diferentes esferas do poder público que impactam os rumos da Educação.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.