A medida inclui compartilhamento de mecanismos de atuação e de bases informatizadas de dados.
O secretário-auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho, explicou que, no caso da AGE, a ideia é contribuir para a prevenção de falhas e o gerenciamento de riscos, propiciando, assim, mais efetividade no controle dos gastos do Poder Executivo estadual e, consequentemente, na melhoria na prestação dos serviços públicos.
Com a parceria, a AGE pretende apurar, por exemplo, acúmulos ilegais de cargos por servidores estaduais, regularidade de recolhimento das obrigações trabalhistas por empresas que possuem contratos com o Estado, questões de segurança e adequações legais das empresas contratadas pelo Estado para execução de obras de forma a se evitar interrupções no decorrer da prestação do serviço, dentre outras situações.
O superintendente de Auditoria em Aquisições, Contratos e Apoio Logístico da AGE, Ciro Rodolpho, ressaltou que a parceria será útil aos fiscais da execução de contratos e obras das secretarias. "Nós, auditores do Estado, multiplicaremos aos fiscais a experiência de fiscalização e os conhecimentos repassados pelos auditores do trabalho para melhor instrumentalizá-los (fiscais de contratos) para a atividade”, comentou.
O superintendente substituto do Trabalho e Emprego em Mato Grosso, Amarildo Borges de Oliveira, observou que a SRTE/MT também tem boas expectativas com a parceria. “Há muitas coisas que a AGE pode nos repassar para enriquecer nossa capacidade de atuação”, afirmou.
Uma próxima reunião será agendada para os próximos dias a fim de que sejam debatidos assuntos técnicos para viabilizar a parceria, sobretudo no que tange ao compartilhamento de dados e informações.
Fonte: Secom – MT | AGE-MT