O Bem Estar desta quinta-feira (05) mostra histórias de gente que nunca imaginou que estava correndo o risco de ter um problema no coração e até um AVC. Mas quais são os exames que podem salvar vidas? Dois cardiologistas, Doutor Roberto Kalil, e Doutor Nabil Gorayeb explicam dois deles que antecipam a informação e evitam um infarto fulminante.
E o cigarro, por que ele é tão perigoso? As substâncias químicas presentes no cigarro aumentam a gordura ruim do colesterol, causam espasmos do vaso sanguíneo, que se estreitam, diminuem a oxigenação do sangue e ainda provocam arritmias cardíacas. Não é a toa que o cigarro é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.
Quando paramos de fumar, os benefícios são enormes: nos primeiros 2 anos, há melhora de 50% em relação ao risco de doenças; nos 8 anos seguintes, completam os outros 50%, ou seja, em 10 anos após largar o cigarro, o indivíduo já se compara a um não-fumante em relação ao risco de doenças cardiovasculares e/ou câncer. As lesões causadas pelo cigarro não desaparecem, mas param de evoluir.
Fonte; G1