Mais de dois meses após o início da segunda fase da vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), o Paraná imunizou 78,3 mil adolescentes, que representam 30,1% do público-alvo. O dado foi divulgado pelo Ministério da Saúde (MS) na terça-feira (11). Meninas entre 11 e 13 anos precisam procurar as unidades de saúde para tomar a segunda dose da vacina, conforme a data de aplicação da primeira. Esta segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira, e para que a imunização seja 100% efetiva, as garotas devem tomar ainda a três dose cinco anos após a primeira.
O Paraná pretende imunizar 208 mil meninas. O HPV é responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero de todo o mundo. Segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV. No Brasil, a doença é a terceira causa de morte entre as mulheres, ficando atrás dos tumores de mama e colorretal.Em 2015, o público-alvo serão as meninas de 9 a 11 anos e, a partir de 2016, a ação ficará restrita às meninas de nove anos. Até 2016, o objetivo do Ministério da Saúde é imunizar 80% do total de 5,2 milhões de meninas de 9 a 13 anos no país.
O percentual de meninas vacinadas no Paraná está abaixo da média nacional. De acordo com o Ministério da Sáude, mais de 2,2 milhões de adolescentes já tomaram a segunda dose da vacina contra o HPV desde o início da nova fase da campanha, em 1º de setembro. O número representa 45% do público-alvo, formado por 4,9 milhões de meninas de 11 a 13 anos.
G1