Mix diário

Paraná Pesquisas: Lula empata com Michelle e supera Tarcísio em disputa pela Presidência no Rio

Um estudo divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas nesta quarta-feira, 28, mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está empatado com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) no Estado do Rio de Janeiro e supera Tarcísio de Freitas (Republicanos) na disputa pela Presidência da República em 2026.

Testado em um cenário de primeiro turno contra a ex-primeira-dama, Lula obteve 32,8% das intenções de voto dos eleitores fluminenses, enquanto Michelle Bolsonaro alcançou 33,6%, configurando um empate técnico na disputa presidencial. Ainda nessa simulação, Ciro Gomes (PDT) aparece com 11,7% das intenções de voto, Ratinho Jr. (PSD) com 4,3% e Ronaldo Caiado (União) com 2,8%. Dos entrevistados, 8,9% disse que votaria em branco ou nulo e 5,9% não responderam.

Em uma simulação de segundo turno entre o presidente e Michelle Bolsonaro, a ex-primeira-dama teria 46,3% dos votos, enquanto Lula ficaria com 38,6%. Nessa projeção, 9,5% dos eleitores do Rio de Janeiro votariam em branco ou anulariam o voto, e 5,7% disseram não saber ou preferiram não responder.

Já em um cenário contra Tarcísio de Freitas, o presidente Lula lideraria a disputa no Rio de Janeiro, com 33,3% das intenções de voto, enquanto o governador de São Paulo teria 17,8%. Ainda nessa simulação, Ciro Gomes aparece com 15,6%, Ratinho Junior com 6,9% e Ronaldo Caiado com 2,7%. Além disso, 16,3% dos entrevistados declararam voto em branco ou nulo, e 7,4% não souberam ou não quiseram opinar.

Em um eventual segundo turno entre Lula e Tarcísio de Freitas, os candidatos estariam tecnicamente empatados, com 38,7% das intenções de voto para o petista e 37,3% para o governador de São Paulo. Nesse cenário, 17,1% dos eleitores votariam em branco ou nulo, e 7% preferiram não opinar.

A pesquisa também testou um cenário entre o presidente Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nessa simulação, Bolsonaro venceria a disputa com 41,8% das intenções de voto, enquanto Lula teria 31,4%. Em seguida aparecem Ciro Gomes, com 9%, Ratinho Júnior, com 3%, e Ronaldo Caiado, com 1,8%. Os votos brancos ou nulos somam 7,9%, e 5% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não opinar.

Em uma simulação de segundo turno entre o petista e o ex-presidente, Jair Bolsonaro venceria a disputa com 48,6% das intenções de voto, contra 37,1% para o presidente Lula. Nesse cenário, 8,9% dos entrevistados votariam em branco ou anulariam o voto, enquanto 5,5% preferiram não responder.

A pesquisa de opinião pública foi realizada através de entrevistas pessoais, entre os dias 19 e 23 de maio de 2025 com uma amostra de 1.680 eleitores em 58 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Tal amostra representativa atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,4 pontos percentuais para os resultados gerais.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve