As cores do arco-íris, símbolo da luta da comunidade LGBT, devem invadir as ruas de Cuiabá na próxima sexta-feira (28), quando será realizado a 12ª edição da Parada da Diversidade em Cuiabá. Neste ano, a mobilização terá como tema: “Direitos Civis: não queremos nada de mais”.
A concentração e saída será como em anos anteriores, na Praça Ipiranga, a partir das 14 horas. O trajeto escolhido pelos organizadores do evento seguirá até a Praça das Bandeiras, localizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA). A madrinha da Parada este ano será Madona Arruda, lésbica assumida e militante histórica do movimento.
Além de uma grande festa, a “Parada Gay” de Cuiabá terá como objetivo a mobilização contra a homofobia e violência, que anualmente mata centenas de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transsexuais.
O organizador da parada da diversidade, Clóvis Arantes, disse que este ano o evento tem três motivos para sair às ruas e comemorar. O primeiro é a instituição do Prêmio de Direitos Humanos. O segundo diz respeito ao tema escolhido. A comunidade nada quer além do que está previsto na Constituição. E por fim, a criação do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual que segundo ele, será um importante instrumento para se debater e criar políticas públicas em defesa e cumprimento dos direitos da causa LGTB em Cuiabá.