A 15ª Parada da Diversidade Sexual de Cuiabá completa 15 anos de luta em defesa dos Direitos Humanos da população LGBT, pensando em contribuir com o diálogo na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, este ano com o tema: “Estado Laico e Cidadania – direito de todas e todos”.
Dentro da programação está incluído um seminário, aberto à população, que trará temas fundamentais para a garantia de direito e fortalecimento da comunidade LGBTs.
Prometendo uma programação diferenciada em comemoração aos 15 anos de luta, a Parada é organizada como um dos maiores eventos políticos e culturais de Mato Grosso.
Dois nomes já foram confirmados: o conselheiro nacional de Atenção à Diversidade Sexual José Felipe dos Santos que irá conduzir a mesa na qual serão discutidas questões da saúde integral da população LGBT e também direito humano fundamental, como recomenda a Constituição Federal e a Portaria do Ministério da Saúde; e a drag quenn Lorelay Fox, do Canal Para Tudo no Youtube, lançado há cerca de um ano e meio e que já conta com mais de 180 mil inscritos.
Lorelay é referência pela espontaneidade em tocar em assuntos sérios, tantas vezes polêmicos, com a mesma facilidade. Ambos discutirão temas atuais e importantes no combate ao preconceito. O seminário vai acontecer no dia 21 de setembro, na UFMT.
A Parada, este ano vem com um trajeto diferente, saindo da Praça Ipiranga em direção à Orla do Porto, onde haverá uma grande festa político-cultural, com a participação de movimento estudantil, sindicatos, políticos e artistas dos mais variados estilos.
A concentração terá início às 14h na Praça Ipiranga, marcando a ocupação da cidade de forma democrática por todos os segmentos.
Nesta quinta-feira (17), às 19h, no Cine teatro Cuiabá, a programação começa com o lançamento oficial do evento e apresentação do Cartaz Oficial com a arte da 15ª Parada, em que será contextualizado o tema à sociedade, incluindo a apresentação da Rainha e atrações culturais. Para participar é só levar um litro de leite.
O Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual de Cuiabá reforça a importância deste movimento para que possamos conquistar políticas públicas que promovam e valorizem os direitos da população LGBT na capital.
“Nós temos muito que comemorar nesses 15 anos de Parada. Aos poucos fomos conseguindo galgar nossos passos dentro da sociedade. E o tema deste ano vem de encontro ao nosso desejo. Pertencemos a um Estado laico e precisamos garantir esses direitos, independente de religião. Temos que fazer com que prevaleça o respeito, e a parada vem contemplar tudo que a gente busca. Dizendo que nós LGBTs, somos pessoas normais que trabalham e pagam seus impostos. E que estamos inseridos na sociedade e que precisamos ter nossos direitos garantidos, em busca de paz”, ressaltou Valdomiro Arruda, presidente do Conselho Municipal de Atenção Sexual de Cuiabá.