O que sabemos tem importância, mas quem nós somos importa muito mais. Ser, em vez de saber, exige atitude e disposição para se deixar ser visto. É perceber no dia a dia o quanto se vive daquilo que se prega. Uma dica que vem da psicologia é: o que chama a atenção no outro é aquilo que tenho em mim, tanto positivo quanto negativo. Duro de “chupar” essa manga né?
Viver requer ousadia, se tornar vulnerável. Por isso o exercício diário do espelhamento pode ser um caminho. Aquele colega fofoqueiro que me incomoda muito (lembre-se, só aquilo que te incomoda muito é que merece ser investigado), pergunte-se, onde está a fofoca em você? Talvez você não fale, mas ouve. Isso também é um tipo de fofoca. Odeio gente mentirosa.
Pra quem você mente? Talvez você não minta pra os outros, mas mente pra você. “… cada emoção e cada traço que possuímos ajudam a indicar o caminho de volta à singularidade. O lado sombrio existe para apontar onde ainda somos incompletos, para nos ensinar o amor, a compaixão e o perdão… E quando a sombra é abraçada, ela irá curar nosso coração e nos abrir a novas oportunidades, novos comportamentos e um novo futuro… Somente quando o comportamento autodestrutivo já não é mais segredo é que podemos olhar objetivamente os danos que estamos causando a nós mesmos e aos que estão ao redor, então encontramos motivação para mudar.
Só após os filhos voltarem da escola e encontrarem a luz cortada é que nos dispomos a encarar o vício no jogo. É preciso ser detido no trânsito para despertarmos para o fato de que o hábito de beber está fora de controle. Quando saímos para jantar com amigos e o garçom anuncia que o cartão foi recusado, finalmente nos damos conta de que os gastos estão fora de controle.
O Efeito Sombra surge como um potente reflexo externo do mundo interno que está perigosamente desequilibrado. Porém, por mais dolorosos que sejam, esses momentos servem para começar um processo de evolução involuntária. Quando somos confrontados pela sombra, e ela é vista por aqueles cuja opinião prezamos, saímos da negação e, esperançosamente, reconhecemos que precisamos fazer algo a respeito… Se queremos evitar a cólera do Efeito Sombra, precisamos fazer uma verificação da realidade diariamente, observando se estamos agindo de maneira que pode nos envergonhar, constranger ou destruir família, carreira, saúde ou autoestima” Extraído do livro O Efeito Sombra, Deepak Chopra. “Conhecer a própria escuridão é o melhor método para lidar com a escuridão dos outros.” C. G. Jung. Namastê