As tradições natalinas do Papai Noel distribuindo seus presentes, através de um trenó puxado por renas pode ser facilmente modificadas, quando o assunto é a solidariedade. Prova disso é a realização da sétima edição do “Papai Noel Pantaneiro”, em que o “bom velhinho” chega às comunidades rurais, como também à sede do município de Santo Antônio de Leverger de canoa, a cavalo, atravessando matas e atoleiros debaixo de muita chuva.
O projeto teve início em 2007, com o presidente do Sindicato dos Despachantes de Mato Grosso, Giovanni Ourives, que na época começou presenteando dezenas de crianças na comunidade do Barranco Alto, hoje, a amplitude do projeto tomou a proporção de distribuição de milhares de brinquedos, para crianças de 25 comunidades rurais e da cidade de Leverger, no dia do encerramento da programação.
Muitas pessoas abraçaram a causa, e desde então, viraram parceiros assíduos, como é o caso do empresário João Benedito, da Unifort Segurança, que há quatro anos não deixa de acompanhar o Papai Noel Pantaneiro pelo interior de Leverger.
“O que doamos é insignificante comparado ao que recebemos com um sorriso, um abraço e muito obrigado tio, quando entregamos um presente para uma criança, a emoção toma conta de toda equipe em cada localidade, a importância que a gente da para este projeto é retribuída com a alegria das crianças e com a gratidão dos pais”, ressaltou João Benedito.
Giovanni explicou que durante o ano todo, os integrantes do projeto arrecadam recursos para comprar os brinquedos, e que a organização está aberta para receber mais doações, como também pessoas que queriam participar desta ação social.
“Ver o sorriso de uma criança quando recebe um brinquedo não te preço, eu vejo que a equipe toda fica tão feliz quanto os pequeninos, é muito gratificante”, declarou Giovanni Ourives.
O encerramento da programação do Papai Noel Pantaneiro, será no dia 21 de dezembro, com uma carreata em Leverger, finalizando na Cohab Nossa Senhora de Fátima. (com assessoria)