"O mundo necessita de jovens valentes e sem medo, pessoas em movimento e não quietas. É triste ver a 'jovens aposentados' porque com eles não vão para nenhum lado. Este será vosso trabalho para fazer do mundo um lugar melhor", disse o pontífice.Além disso, o papa pediu que "não tenham medo" porque "a vida é dos jovens"."Não deixem que roubem sua esperança, a vida é vossa e pode fazê-la florescer. A aposentadoria chega aos 65 anos e por isso um jovem não deve se aposentar nunca, deve caminhar com força, sempre para frente", justificou.
Os jovens são uma das prioridades da missão pastoral do pontífice argentino.Mostra disso foi a decisão de manter o compromisso de seu antecessor, Bento XVI, de comparecer à Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, em julho de 2013, ou a de presidir os atos da Jornada Asiática da Juventude, que acontecerá na próxima semana na Coreia do Sul.
No ato também esteve presente o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, que militou durante sua adolescência nas fileiras desta organização juvenil internacional da qual fazem parte milhões de jovens de todo o planeta.O ex-prefeito de Florença chegou ontem de surpresa a esta convenção que foi realizada no parque San Rossore, nos limites da cidade de Pisa.
G1